Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:57:35Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufmg.br:article/22946
                            [datestamp] => 2020-06-26T17:46:31Z
                            [setSpec] => pci:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Atividades administrativas versus produção acadêmica de docentes: reflexos em Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Física
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Correia, Anna Elizabeth Galvão Coutinho
                                            [1] => Alvarenga, Lídia
                                            [2] => Garcia, Joana Coeli Ribeiro
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Produção Científica
                                            [1] => Atividades Administrativas
                                            [2] => Atividades de Ensino
                                            [3] => Atividades de Extensão
                                            [4] => Programa de Pós-Graduação em Física
                                        )

                                    [description] => Objetiva diagnosticar fatores intervenientes na produção científica decorrentes da execução sistemática de atividades acadêmicas e administrativas, dos docentes dos programas de pós-graduação na área da Física das Universidades Federais de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, no período de 2007 a 2009. Utiliza a triangulação metodológica por contemplar a flexibilização dos métodos de natureza quantitativa (bibliometria e cientometria), qualitativa e interpretativa (análise de conteúdo). Constata necessidade de se incluir e pontuar, na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atividades administrativas e de extensão. Os resultados da pesquisa foram agrupados por docentes que exerceram atividades administrativas no Grupo 5, e os que não exerceram, verificando como se comportam em relação aos demais grupos. Assim, observa-se que no geral as atividades administrativas não influenciam nas atividades acadêmicas para os Grupos 1 (ensino) e 2 (produção científica). E no Grupo 3 (extensão) em que os docentes, em sua maioria exercem atividades administrativas de forma moderada, evidencia-se aumento da produção científica. Da comparação nesse extrato e período, conclui-se, de modo geral, que o fato dos docentes exercerem atividades administrativas, não influencia na diminuição de outras atividades, sequer da produção científica.
                                    [publisher] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                        )

                                    [date] => 2014-09-23
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22946
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 19 No. 3 (2014); 98-117
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 19 Núm. 3 (2014); 98-117
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação; v. 19 n. 3 (2014); 98-117
                                            [3] => 1981-5344
                                            [4] => 1413-9936
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22946/18530
                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)