Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:57:09Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufmg.br:article/22903
                            [datestamp] => 2020-06-26T17:07:22Z
                            [setSpec] => pci:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Melhorar a atratividade da informação através do uso da Realidade Aumentada
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Fombona Cadavieco, Javier
                                            [1] => Goulão, Maria de Fátima
                                            [2] => GARCIA TAMARGO, MARCO ANTONIO
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => realidade aumentada
                                            [1] => aprendizagem autónoma
                                            [2] => m-learning
                                            [3] => TIC aplicada à educação
                                        )

                                    [description] => Propomo-nos neste trabalho abordar o conceito de Realidade Aumentada e as suas aplicações no contexto de aprendizagem, nomeadamente, para explicar um conceito através da incorporação de dados ao objecto captado por um dispositivo móvel. A técnica consiste em analisar imagens-chave na foto ou a própria posição geográfica do usuário e combiná-las, através de uma aplicação informática, com dados armazenados e que se sobrepõem à realidade. Esta técnica desafia a tarefa clássica no quadro tradicional. Com ela, pretende-serendibilizar, do ponto de vista  informacional e educativo, o fenómeno alargado do uso de dispositivos móveis pois, observamos que estas tecnologias avançadas motivam o utilizador a explorar determinadas áreas do conhecimento. Este tipo de trabalho aplica-sea etapas educativas indefinidas pois, actualmente, prolonga-se,ao longo da vida, os momentos em que se adquire formação. Os âmbitos de utilização também não são específicos e dissipam-se, dado que a referência espacial está-se deslocando para um campo virtual de indefinição física e num contexto dominado pelo próprio usuário.
                                    [publisher] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                        )

                                    [date] => 2014-03-31
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => DESCRIÇÃO PROGRESSO TECNOLÓGICO
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22903
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 19 No. 1 (2014); 37-50
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 19 Núm. 1 (2014); 37-50
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação; v. 19 n. 1 (2014); 37-50
                                            [3] => 1981-5344
                                            [4] => 1413-9936
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22903/18487
                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)