Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:55:45Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufmg.br:article/22770
                            [datestamp] => 2020-06-26T14:06:48Z
                            [setSpec] => pci:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Conceptual model of communication of information for informational interaction studies based on conversational competencies in a reference service
                                            [1] => Modelo conceitual de comunicação da informação para estudos  de interação informacional baseado em competências conversacionais em serviço de referência
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Inazawa, Fernandez Kenji
                                            [1] => Baptista, Sofia Galvão
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => comunicação da informação
                                            [1] => transferência da informação
                                            [2] => competências conversacionais
                                            [3] => serviço de referência
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The aim of this paper is to discuss a conceptual model of communication of information applicable to studies of the interaction between user and librarian based on "conversational competencies" in a reference service. In information science, the phenomenon of "conversational skills" would be in the transfer or communication of information? It would be the model of Shannon and Weaver the most appropriate to explain this phenomenon? For the first question, it used Baker (2005) and Pinheiro and Loureiro (1995) as a basis for discussion of this aspect. Regarding the second question, perhaps explaining the adoption of the model of Shannon and Weaver in information science is given through the study of paradigms. Since the early, research of information science in the mid-50s, were more focused on the physical paradigm of information retrieval, and the model of Shannon and Weaver appears more or less the same time explaining how was the physical transfer of telephone signals, ownership was almost immediate. But, with the inclusion of other paradigms such as cognitive and social in the studies in information science, and also with the emergence of other theories in science communication, the model of Shannon and Weaver came to be deconstructed and rebuilt in new perspectives.

Keywords: communication of information, tranfer of information, conversational competencies, reference service.
                                            [1] => O objetivo deste artigo é discutir um modelo conceitual de comunicação da informação aplicável a estudos de interação entre usuário e bibliotecário baseado em “competências conversacionais” em serviço de referência. Na ciência da informação, o fenômeno das “competências conversacionais” estaria no âmbito da transferência ou da comunicação da informação? Seria o modelo de Shannon e Weaver o mais apropriado para explicar esse fenômeno? Refletindo-se sobre a primeira pergunta, parece haver uma certa confusão conceitual quando o assunto é comunicação da informação em ciência da informação. Utilizou-se Barreto (2005) e Pinheiro e Loureiro (1995) como base para a discussão desse aspecto. Com relação à segunda pergunta, talvez, a explicação da adoção do modelo de Shannon e Weaver na ciência da informação se dê pelo estudo dos paradigmas. Como as pesquisas iniciais da ciência da informação, em meados dos anos 50, estavam mais focadas no paradigma físico da recuperação da informação, e o modelo de Shannon e Weaver surge mais ou menos na mesma época, a apropriação foi quase imediata. Mas, com a inserção de outros paradigmas, como o cognitivo e o social nos estudos na ciência da informação, o modelo de Shannon e Weaver passou a ser desconstruído e reconstruído sob novas óticas.
                                        )

                                    [publisher] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                        )

                                    [date] => 2011-11-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22770
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 No. 1 (2012); 169-184
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 Núm. 1 (2012); 169-184
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação; v. 17 n. 1 (2012); 169-184
                                            [3] => 1981-5344
                                            [4] => 1413-9936
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22770/18354
                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)