Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:54:06Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufmg.br:article/22601
                            [datestamp] => 2020-06-26T12:18:38Z
                            [setSpec] => pci:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Farias, Maria Giovanna Guedes
                                            [1] => Varela, Aida Varela
                                            [2] => Freire, Isa Maria
                                        )

                                    [subject] => Competência em informação. Mediação da informação. Comunidade. Protagonismo social. Empoderamento.
                                    [description] => Apresenta resultado de pesquisa de doutorado, que objetivou desenvolver competências em informação em moradores de uma comunidade por meio de estratégias de mediação, agindo com base no diálogo e na alteridade. Para tal, implementou-se uma ação de informação concretizada através de um projeto de capacitação, produzido a partir de experiência vivenciada durante doutorado-sanduíche na Itália. O percurso metodológico foi pautado na aplicação da abordagem qualitativa, pesquisa participante, observação participante, além do uso de entrevistas. Para tratar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo e recursos de codificação de dados em três níveis: antes, durante e após a capacitação. Os resultados demonstram que as estratégias de mediação da informação forneceram subsídios teóricos para transitar na Ciência da Informação, possibilitando o exercício da reflexão e a potencialização do protagonismo social nos moradores, ao passarem por alguns estágios de empoderamento da informação, ao se apropriarem dela e a utilizarem para desenvolver competências em informação. Conclui-se que a ação de informação realizada para e com os moradores produzem conhecimentos, principalmente, a interação dos sujeitos com o meio onde vivem, a partir da carga cultural e histórica que eles trazem, o que está intrinsicamente ligado à prática social.
                                    [publisher] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                        )

                                    [date] => 2019-04-15
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Pesquisa participante, técnica de análise de conteúdo
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 1 (2019); 4-24
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 1 (2019); 4-24
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 1 (2019); 4-24
                                            [3] => 1981-5344
                                            [4] => 1413-9936
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601/18185
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)