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                                    [title] => Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
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                                    [description] => O objetivo principal deste estudo é a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa e fenomenológica, na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado itae. Utiliza-se o caso de estudo como método, para captar a vivência dos alunos num contexto desconhecido, na realização de uma tarefa pela primeira vez, sem qualquer explanação ou conhecimento prévio; a observação semi-participante, entrevistas, questionários e o grupo focal como técnicas de coleta; os guias de entrevista, os questionários eletrônicos e em papel e o diário de campo, como instrumentos. É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) da Universidade de Brasília (UnB). Participaram 199 alunos, desde o segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015, em disciplinas da graduação e pós-graduação. Os resultados ilustram que a experiência realizada reforçou o conteúdo das disciplinas. Os alunos adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação.
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