Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:51:22Z
    [request] => //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/1007
                            [datestamp] => 2023-03-17T00:57:18Z
                            [setSpec] => folhaderosto:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Políticas Educacionais
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Cassiano, Glauber
                                            [1] => Cassiano, Morgana Erika da Silva Cunha 
                                            [2] => Cavalcante, Emanuela de Jesus
                                            [3] => Pereira, Ingride de Paula
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Políticas educacionais
                                            [1] => Desigualdades sociais
                                            [2] => Equidade
                                            [3] => Efetividade das políticas educacionais
                                        )

                                    [description] => O presente artigo é um convite a reflexão por meio da dialética de estudos críticos, a superação do ideário neoliberal da necessidade de corte nos gastos públicos com educação em detrimento da crise e ajuste fiscal no Estado brasileiro. O objetivo foi apresentar de que forma as políticas educacionais amenizam as desigualdades originadas no mercado e, por conseguinte fortalece o movimento de formação de consenso contra hegemônico para resistir as investidas neoliberais. A abordagem metodológica praticada neste estudo foi a revisão de literatura, tendo como fonte de pesquisa a plataforma de Periódicos da CAPES, assim como, a base ERIC, na qual realizamos uma revisão descritiva e uma avaliação crítica da literatura. Os resultados desta pesquisa revelam que não deveríamos ignorar nem reduzir a intencionalidade quanto as questões relativas à natureza ética e política das escolas, assim como, precisamos encarar os benefícios da efetividade das políticas públicas como algo que transcende os interesses de uma minoria elitista. Portanto, a necessidade imanente é de encontrar formas de aumentar o volume de recursos destinados à educação pública.
                                    [publisher] => Universidade Federal do Cariri
                                    [date] => 2023-03-09
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1007
                                            [1] => 10.56837/fr.2022.v8.n3.1007
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Folha de Rosto; v. 8 n. 3 (2022); 155-170
                                            [1] => 2447-0120
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1007/702
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2022 Folha de Rosto
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)