Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:49:24Z
    [request] => //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/638
                            [datestamp] => 2021-04-24T13:26:49Z
                            [setSpec] => folhaderosto:RDIS
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Mediação da leitura e da informação nas bibliotecas escolares estaduais de Juazeiro do Norte – CE
                                    [creator] => Nogueira, Carine Rodrigues
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Mediação da leitura
                                            [1] => Mediação da Informação
                                            [2] => Biblioteca Escolar
                                            [3] => Biblioteca Pública
                                        )

                                    [description] => A pesquisa investiga as relações entre mediação da leitura e da informação atrelado ao contexto da biblioteca escolar a partir da seguinte pergunta problema: Quais as perspectivas de estratégias de mediação da leitura e mediação da informação para formação dos sujeitos leitores no âmbito das bibliotecas escolares vinculadas a rede pública de ensino do estado do Ceará em Juazeiro do Norte? O objetivo geral é investigar a atuação da biblioteca escolar no cotidiano da educação pública estadual de Juazeiro do Norte visando propor estratégias para dinamização dessas bibliotecas; os objetivos específicos são a) Abordar perspectivas de atuação das bibliotecas escolares, considerando a realidade dos sujeitos da informação; b) Analisar os múltiplos papéis das bibliotecas escolares nas escolas estaduais de Juazeiro do Norte; c) Identificar e propor estratégias de atuação para as bibliotecas escolares no âmbito da mediação da leitura e da informação. Dessa forma, busca-se promover uma discussão mais direcionada às suas potencialidades e qual a aplicabilidade do conceito de mediação para as práticas de leitura na biblioteca escolar, de modo a propor uma estratégia de atuação sistemática aplicável a estas unidades de informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de cunho qualitativo e faz uso dos procedimentos de revisão bibliográfica combinada à análise de conteúdo, que permite realizar categorizações e, por conseguinte, um melhor entendimento dos dados. A coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado, aplicado aos profissionais lotados nestas bibliotecas e observações da autora durante visitas aos ambientes pesquisados. A partir do referencial teórico e do referencial empírico, pode-se constatar que é possível pensar a atuação da biblioteca escolar a partir dos seguintes eixos: participação da biblioteca no cotidiano escolar; caracterização da biblioteca escolar; formação e organização do acervo; dinamização do acervo; formas de leitura e de informação incentivados pela biblioteca. A associação desses eixos possibilita uma visão mais ampla desses ambientes informacionais, considerando-se suas características e funções apoiadas nas práticas de mediação da leitura e da informação no sentido de formalizar uma proposta de atuação mais coordenada. Concluiu-se que é necessário repensar o processo de atuação da biblioteca escolar primeiramente no que diz respeito ao aspecto estrutural, tanto em relação a organização espacial, como para o desenvolvimento e tratamento do acervo e assessoramento dos profissionais, em sua maioria professores, lotados nesses ambientes, para que assim a participação da biblioteca escolar no cotidiano das escolas seja mais significativa.
                                    [publisher] => Universidade Federal do Cariri
                                    [date] => 2020-11-22
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/638
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Folha de Rosto; v. 6 n. 3 (2020); 157-158
                                            [1] => 2447-0120
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/638/509
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2020 Folha de Rosto
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)