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                                    [title] => Biblioteconomia Progressista: elementos para repensar a formação
                                    [creator] => Moraes, Marielle Barros de
                                    [description] => O cenário contemporâneo, marcado por profundas transformações, demanda cada vez mais sujeitos críticos e atuantes diante dessa conjuntura. Essas transformações estão sendo provocadas, principalmente, por uma sociedade cuja base material é sua estrutura em redes, impulsionada pelas tecnologias de informação e de comunicação, as quais alteraram de forma profunda as formas de mediação da informação e da cultura no cenário contemporâneo, provocando, dentre outros, o fenômeno denominado de brecha digital. Portanto, há a necessidade de uma nova atuação e formação para os profissionais da Biblioteconomia que, ao utilizar uma pedagogia progressista, poderá favorecer a formação e a atuação do bibliotecário progressista. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura na área da Educação acerca do conceito de educação progressista, a fim de estudar como se daria a formação de um bibliotecário progressista. Assim, a Biblioteconomia Progressista possui por base uma formação fundamentada na construção curricular e educacional progressista, tendo por fundamentos teóricos as teorias críticas, e toma por práxis a alfabetização informacional crítica, ou Alfabetização Crítica em Informação. Além disso, é uma Biblioteconomia que se contrapõe a todo conservadorismo e fomenta o pensamento crítico em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática tanto nos seus aspectos político-social, quanto no campo da informação e da cultura, que é um campo de amplas possibilidades de atuação dos bibliotecários, principalmente quando nele se entrelaçam as tecnologias de informação e de comunicação.
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