Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T21:25:25Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2446
                            [datestamp] => 2018-05-31T21:22:57Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => RICI:RTD
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A relação entre informação e a estrutura de conhecimento na resolução de problemas: estudo experimental
                                    [creator] => Pimenta, Shirley Guimarães
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => comportamento informacional
                                            [1] => estudo de usuários
                                            [2] => física
                                            [3] => resolução de problemas
                                            [4] => abordagem interdisciplinar
                                        )

                                    [description] => Discute a interação usuário-texto no contexto da resolução de problemas, adotando abordagem interdisciplinar com contribuições vindas do ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação e do processamento da informação na Psicologia Cognitiva. O objetivo geral é verificar o efeito da interação do solucionador com o enunciado sobre o tempo utilizado e o escore alcançado na resolução de problemas. Com fundamento na literatura referenciada, é proposto modelo conceitual que, enfatizando a relação entre os conceitos estudados, proporciona base para a formulação e verificação de seis hipóteses de trabalho, verificadas por meio do método experimental, recomendado para estudos de relações de causa e efeito. O contexto da verificação é a Física e a situação é a resolução de problemas de Física. O estudo requereu a manipulação de duas variáveis independentes: o nível de expertise do solucionador e da extensão do enunciado do problema. Essas, por sua vez, são consideradas em dois níveis, o primeiro, os solucionadores novatos e experts, e o segundo, enunciados curtos e longos, respectivamente. O efeito dessa manipulação é mensurado em duas variáveis dependentes: o tempo utilizado e o escore alcançado na resolução do problema. São realizados dois experimentos em que se verifica a influência das variáveis independentes na presença e na ausência de interação do solucionador com o enunciado durante a resolução de dois problemas por cada participante. Os dados, tratados estatisticamente, por meio da execução de Análise de Variância e testes t relacionado e independente. No Experimento 1, é verificado que na presença da interação do solucionador com o enunciado, o nível de expertise influencia o escore alcançado e a extensão do enunciado influencia o tempo utilizado e o escore alcançado. No entanto, não é observada interação entre as duas variáveis. No Experimento 2, os resultados indicam que na ausência da interação do solucionador com o enunciado, o nível de expertise não influência o tempo utilizado e o escore alcançado por ambos os grupos. Por outro lado, a extensão do enunciado influencia o tempo utilizado e o escore alcançado. Além disso, é observada interação entre as variáveis independentes sobre o escore alcançado. As conclusões são no sentido de que a interação do usuário-texto desempenha papel primordial no processo de resolução de problemas, produzindo efeito sobre o tempo utilizado e o escore alcançado na resolução do problema. Os achados trazem contribuições de natureza teórico-conceitual, de emprego de método experimento utilizado em menor escala na Ciência da Informação e de reforço à natureza interdisciplinar dessa Ciência. Recomendações para estudos futuros são no sentido de aplicar o modelo conceitual proposto em outros contextos tais como o de tomada de decisão.
                                    [publisher] => Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
                                    [date] => 2016-06-16
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2446
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 2 (2016); 578-579
                                            [1] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 2 (2016); 578-579
                                            [2] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 2 (2016); 578-579
                                            [3] => 1983-5213
                                            [4] => 10.26512/rici.v9.n2.2016
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2446/2181
                                            [1] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2446/6112
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)