Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T21:25:53Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2374
                            [datestamp] => 2021-03-30T23:43:24Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => RICI:RTD
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Biblioteconomia no Brasil: análise dos fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino
                                    [creator] => Almeida, Neilia Barros Ferreira de
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => biblioteconomia
                                            [1] => Brasil
                                            [2] => currículo
                                            [3] => ensino profissional
                                            [4] => bibliotecologia
                                            [5] => Brasil
                                            [6] => educación profesional
                                            [7] => librarianship
                                            [8] => Brazil
                                            [9] => curriculum
                                            [10] => professional education
                                        )

                                    [description] => A pesquisa apresenta uma abordagem histórica sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil. Foram utilizados os métodos de análise documental e entrevista com professores da área que atuam em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Distrito Federal, com o objetivo de levantar os fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino de Biblioteconomia. As entrevistas foram analisadas por meio de análise de conteúdo, com sete variáveis: evolução curricular, disciplinas, tecnologia, automação de bibliotecas, estudos de usuários, formação do bibliotecário e tendências para a área. A pesquisa destaca ainda a influência do IBICT, FEBAB, ABEBD e ABECIN nas conquistas da Biblioteconomia Brasileira. De acordo com os entrevistados e com a análise documental, verificou-se que o ensino inicialmente era voltado para as questões humanísticas (Escola do Rio de Janeiro) e depois para as questões técnicas (Escola de São Paulo). A padronização dos currículos mínimos foi realizada nas décadas de 1960 e 1980. Em 2001 foram estabelecidas, por meio de parecer do Conselho Nacional de Educação, as diretrizes curriculares e, a partir dessas diretrizes as escolas de Biblioteconomia, por todo país, adquiriram mais flexibilidade e autonomia para estabelecer seus projetos pedagógicos.
                                    [publisher] => Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
                                    [date] => 2016-03-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2374
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 328
                                            [1] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 328
                                            [2] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 328
                                            [3] => 1983-5213
                                            [4] => 10.26512/rici.v9.n1.2016
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2374/2117
                                            [1] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2374/6102
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2016 Neilia Barros Ferreira de Almeida
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)