Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T21:26:04Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2255
                            [datestamp] => 2021-03-30T23:20:26Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => RICI:RTD
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Os novos papéis da biblioteca universitária brasileira
                                    [creator] => Diógenes, Fabiene Castelo Branco
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => bibliotecas digitais
                                            [1] => bibliotecas universitárias
                                            [2] => Brasil
                                            [3] => gestão da informação
                                            [4] => bibliotecas digitales
                                            [5] => Brasil
                                            [6] => gestión de la información
                                            [7] => bibliotecas universitarias
                                            [8] => digital libraries
                                            [9] => academic libraries
                                            [10] => Brazil
                                            [11] => information management
                                        )

                                    [description] => A pesquisa pretendeu identificar quais são as novas tendências das bibliotecas universitárias brasileiras no século XXI, visando a identificar os novos papéis dessas instituições no cenário das universidades brasileiras nos próximos dez anos. A metodologia da pesquisa foi baseada: a) em pesquisa documental histórica para identificar o contexto social, político e intelectual da trajetória das bibliotecas universitárias, da Idade Média `à época atual; b) em pesquisa documental para identificar os dilemas pelos quais passam, no século XXI, essas instituições e os desafios que serão enfrentados por elas; c) no Método de Delfos, uma das técnicas utilizadas em prognósticos, adequada a estudos de assuntos não muito conhecidos, com capacidade de lidar com maiores quantidades de dados Foram aplicadas duas rodadas de questionário via web a especialistas da área de educação superior e biblioteca universitária que possibilitaram coletar a opinião dos especialistas sobre as tendências das bibliotecas universitárias nos seus aspectos gerais: liderança, finanças, recursos humanos; usuário, acervo, serviços, espaço, novas tecnologias, desafios da universidade e tendências gerais ligadas ao Estado, à sociedade, à ciência, à tecnologia e à inovação. A análise de dados revelou que dentre as tendências identificadas com expressivo consenso para as bibliotecas universitárias estão a adoção de indicadores de qualidade de coleção, de produtos e serviços; de qualidade de pessoal, indicadores de novas tecnologias, conhecimento das necessidades de trabalho dos usuários e método de buscas por informação, demanda de maiores verbas na área de tecnologia de informação; usuários da biblioteca universitária demandarão acesso cada vez mais rápido aos serviços oferecidos; as bibliotecas universitárias deverão abrigar coleções impressas e digitais. Mas, sobretudo revelou que a biblioteca universitária está inserida em contexto da universidade e do Estado cujas tendências identificadas como de consenso expressivo para a universidade foram a ênfase no processo de ensino no papel do professor na construção do conhecimento; preservação da produção intelectual da comunidade universitária; ênfase no processo de ensino aprendizagem do aluno; ênfase no processo de ensino na inter-relação do ensino, pesquisa, extensão e serviços; preservar o conhecimento produzido nessa instituição. A expectativa é que os resultados da pesquisa possam contribuir para as discussões e reflexões acerca do futuro dessas bibliotecas, no planejamento das bibliotecas universitárias brasileiras, na formulação de futuras políticas públicas integradas para essa área, hoje inexistentes no Brasil.
                                    [publisher] => Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
                                    [date] => 2016-03-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2255
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 313-314
                                            [1] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 313-314
                                            [2] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 313-314
                                            [3] => 1983-5213
                                            [4] => 10.26512/rici.v9.n1.2016
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2255/2002
                                            [1] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2255/6089
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2016 Fabiene Castelo Branco Diógenes
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)