Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T21:26:03Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2250
                            [datestamp] => 2018-06-05T16:24:44Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => RICI:RTD
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior
                                    [creator] => Maleane, Susana Otília Tomás
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => ensino superior
                                            [1] => inclusão social
                                            [2] => Moçambique
                                            [3] => tecnologia da informação
                                            [4] => enseñanza superior
                                            [5] => inclusión social
                                            [6] => Mozambique
                                            [7] => tecnologia de la información
                                            [8] => higher education
                                            [9] => social inclusion
                                            [10] => Mozambique
                                            [11] => information technology
                                        )

                                    [description] => A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar até que ponto o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) constitui um meio de inclusão e exclusão social nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Moçambique. Procurou-se avaliar o grau de acessibilidade e utilização de infraestruturas tecnológicas existentes nas Instituições de Ensino Superior. Buscou-se identificar que relação se pode estabelecer entre o uso de TIC, como computador, internet e redes sociais, e a inclusão e exclusão social no ensino superior do País. Adotou-se uma pesquisa descritiva analítica, com o intuito de descrever e analisar as características da população em estudo e estabelecer relações entre variáveis. O universo da pesquisa foi constituído por estudantes, docentes, pesquisadores e especialistas em TIC, das principais instituições do ensino superior do país. A amostra foi constituída por seis IES; uma amostra intencional, pois foi considerada como fator fundamental a infraestrutura tecnológica mais bem desenvolvida apresentada pelas instituições escolhidas para a pesquisa. Foi realizado um levantamento seletivo, buscando a literatura mais importante para o tema, em bibliografias e índices correntes, fontes históricas relacionadas à ciência, tecnologias, e instituições do ensino superior. Foram efetuadas buscas em bases de dados, sites e portais de instituições nacionais e internacionais, periódicos nacionais e internacionais, a partir do Library and Information Science Abstracts (LISA), do Science Citation Index, da internet. O estudo teve como referenciais teóricos autores como Castells, Habermas, Jordi, Kuhn, Sorj, Warschauer, o novo modo de produção de conhecimento sugerido por Gibbons et al. (1994), a Teoria da Tríplice Hélice proposta por Etzkowitz e Leydesdorff (2000), e o Triângulo de Sábato. A coleta de dados foi realizada com a combinação de dois instrumentos: o questionário auto administrado e a entrevista semiestruturada, o que permitiu adotar as abordagens quantitativa (visão “horizontal” do problema) e qualitativa (visão “vertical” do problema). Para a análise das entrevistas foram utilizados o método de Análise de Conteúdo (BARDIN) e o método de observação; e para o questionário foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para aplicação das rotinas estatísticas. Os resultados da pesquisa mostram que as Universidades e IES devem desenvolver estratégias e planos consistentes; melhorar a qualidade de acesso e uso das TIC, a gestão de infraestruturas e os recursos tecnológicos existentes; promover a capacitação e o treinamento da comunidade acadêmica, como forma de aumentar a inclusão social e digital e reduzir a exclusão social e a desigualdade social e digital nas IES; e aumentar o desenvolvimento de pesquisas e de comunicação científica, utilizando fontes eletrônicas.
                                    [publisher] => Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
                                    [date] => 2016-03-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2250
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 308-309
                                            [1] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 308-309
                                            [2] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 308-309
                                            [3] => 1983-5213
                                            [4] => 10.26512/rici.v9.n1.2016
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2250/1999
                                            [1] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2250/6086
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)