Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T21:26:12Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2231
                            [datestamp] => 2019-07-17T02:49:27Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => RICI:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Peres, Mônica Regina
                                            [1] => Miranda, Antonio Lisboa Carvalho de
                                            [2] => Simeão, Elmira Luzia Melo Soares
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => competência em informação
                                            [1] => iniciação científica
                                            [2] => inclusão digital
                                            [3] => multivocalidade
                                            [4] => competencia en la información
                                            [5] => inclusión digital
                                            [6] => iniciación científica
                                            [7] => multivocalidad
                                            [8] => Keywords: Digital inclusion; information competence; scientific initiation; multivocality.
                                            [9] => digital inclusion
                                            [10] => information competence
                                            [11] => scientific initiation
                                            [12] => multivocality
                                        )

                                    [description] => Competência em Informação é um conjunto de habilidades e competências, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente, capazes de tornar uma pessoa mais autônoma na busca e uso de informações. Com um ciclo completo de ações, o aluno de graduação deverá perceber suas limitações e necessidades, o contexto onde se insere, para em um segundo momento iniciar a busca de informações que supra suas carências. É na Biblioteconomia que as preocupações com a busca e a recuperação da informação são trabalhadas cientificamente em metodologias avançadas. Este texto descreve o programa que visa criar um modelo de Competência em Informação sob a ética da multivocalidade. O uso de vários tipos e suportes informacionais para ensino, pesquisa e extensão, subsidiará as pesquisas discentes, estimulando a ação cooperativa e em rede. O objetivo é desenvolver um modelo de aplicação das competências em informação que possa servir de estimulo à Iniciação Científica. Criar um conjunto dos próprios indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar a competência necessária para a aprendizagem e para a cidadania em ambientes tecnológicos. O programa atenderá em dois anos 500 alunos de graduação da Universidade de Brasília para uma formação multidisciplinar na realização de pesquisas acadêmicas e cientificas. Durante o processo de pesquisa e elaboração de programação didática, serão disponibilizados materiais e tutoriais com análise permanente da eficácia das ferramentas desenvolvidas. Nas oficinas haverá dinâmicas e as atividades serão adaptadas considerando o perfil do aluno e complementadas com uma permanente avaliação das ações e a disseminação de produtos e serviços. Os alunos deverão estar aptos para uma comunicação colaborativa, integrando as habilidades desenvolvidas em um ambiente de comunicação com recursos múltiplos e informação multidimensional. Todos os materiais produzidos serão expostos durante a feira de ciências que deverá ocorrer juntamente com a Semana Acadêmica/Extensão. Pretende-se contribuir para a melhoria dos processos de inclusão dos cidadãos na sociedade da informação, através da criação e aplicação de um modelo formativo baseado em competências digitais e informacionais.
                                    [publisher] => Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
                                    [date] => 2016-03-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231
                                            [1] => 10.26512/rici.v9.n1.2016.2231
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 213-220
                                            [1] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 213-220
                                            [2] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 213-220
                                            [3] => 1983-5213
                                            [4] => 10.26512/rici.v9.n1.2016
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231/1979
                                )

                        )

                )

        )

)