Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T21:26:17Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2197
                            [datestamp] => 2019-07-17T02:51:03Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => RICI:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Análise multivariada de componentes principais dos fatores que interferem no (não) credenciamento de pesquisadores em programas de pós-graduação
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Maricato, João de Melo
                                            [1] => Alves, Itala Moreira
                                            [2] => Martins, Dalton Lopes
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => análise multivariada
                                            [1] => bibliometria
                                            [2] => cientometria
                                            [3] => pós-graduação
                                            [4] => análisis multivariado
                                            [5] => bibliometría
                                            [6] => cienciometria
                                            [7] => posgrado
                                            [8] => multivariate analysis
                                            [9] => bibliometrics
                                            [10] => scientometrics
                                            [11] => graduate studies
                                        )

                                    [description] => Esta pesquisa tem como objetivos contribuir para o objeto empírico “fatores que interferem no (não) credenciamento de pesquisadores em programas de pós-graduação”, e, sobretudo, explorar e compreender as potencialidades do uso da análise multivariada de componentes principais para a análise de dados no campo da ciência da Informação, em especial, nas áreas de bibliometria e da cientometria. A pesquisa foi feita com 578 docentes doutores das instituições públicas de ensino superior do estado de Goiás, com o retorno de 122 respostas válidas. Utilizou-se como metodologia de análise dos resultados alguns elementos de estatística descritiva e, também, análise multivariada de componentes principais por meio do Software SPSS. A análise mostra que das 22 variáveis utilizadas para realização desta pesquisa 4 fatores nos ajudam a explicar a variabilidade dos dados e apontam para condições fundamentais de entendimento das causas e questões que levam a esses resultados: fator infraestrutura, fator pessoal, fator motivacional e fator político. Estes aspectos estão próximos da realidade de gestores, o que facilita no processo de planejamento e incentivo aos sistemas de pós-graduação. Entende-se que análise multivariada pode ser utilizada em diversos tipos de problemas, tais como a caracterização de perfis de grupos, instituições, pesquisadores, artigos, citações, entre outros objetos de análise em relação a diferentes conjuntos de variáveis utilizados para descrever esses objetos. Tanto para a realização de estudos comparativos de indivíduos quando de variáveis utilizadas para descrevê-los.
                                    [publisher] => Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
                                    [date] => 2016-03-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2197
                                            [1] => 10.26512/rici.v9.n1.2016.2197
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 107-123
                                            [1] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 107-123
                                            [2] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 107-123
                                            [3] => 1983-5213
                                            [4] => 10.26512/rici.v9.n1.2016
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2197/1952
                                )

                        )

                )

        )

)