Array
(
    [responseDate] => 2025-01-13T21:51:26Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2136
                            [datestamp] => 2021-03-30T00:27:58Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => RICI:RTD
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Características da literatura científica periódica de economia e educação no Brasil: duas áreas das ciências sociais
                                    [creator] => Vilarinho, Tatiane Ferreira
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Comunicação científica no Brasil;
                                            [1] => Lista Qualis/Capes;
                                            [2] => Periódicos em economia;
                                            [3] => Periódicos em educação;
                                            [4] => SciELO
                                        )

                                    [description] => Esta pesquisa baseia-se nas ideias de Hjørland, que afirma que as diferentes áreas do saber têm diferentes hábitos de comunicação e necessidades informacionais. A partir desta afirmação, o objetivo de pesquisa foi verificar se tal pressuposto também é confirmado em áreas classificadas em uma mesma grande divisão das ciências, as Ciências Sociais. Foram escolhidas a Economia e a Educação por apresentarem diferentes históricos e características. O estudo limitou-se à análise dos periódicos dessas áreas listados na Qualis da Capes, complementadas pelos títulos incluídos na SciELO. Tentou-se verificar se as diferenças na natureza dos objetivos das duas áreas  a Economia como Ciência Nomotética e a Educação como uma área que se desenvolveu da prática poderiam ser associadas às características das listas. As variáveis analisadas foram quantidade de títulos, distribuição pelos estratos, proporção entre periódicos nacionais e estrangeiros, interdisciplinaridade (representada por inclusão de títulos de outras áreas nas listas) e idioma. Para validar os periódicos Qualis como escolhas legítimas de cada comunidade, foi realizada uma entrevista por e-mail com os representantes de cada área junto a Capes. Com exceção do contato com esses representantes, feito por e-mail, a pesquisa fez uso de métodos quantitativos, coletando dados nos próprios instrumentos Qualis e SciELO e nos sites dos periódicos. Os resultados obtidos indicaram correspondência com a natureza das áreas, pelos critérios estabelecidos. Foi feito ainda um levantamento complementar os dados da fase anterior. Para tal, coletou-se uma amostra composta de fascículos recentes, baseando-se na crença de que esses representariam tendências mais atuais. Dessa forma, foram selecionados cinco periódicos de cada área, cujos artigos estavam disponíveis on-line. Os artigos disponibilizados são do último número, ano, semestre ou trimestre disponível na época da coleta, conforme a periodicidade da revista. Nesta fase, outras características dos periódicos e dos artigos foram verificadas, tais como número de páginas por artigo, composição predominante de autoria, se única ou múltipla, quantidade de referências citadas por artigo, tipo de documento e idioma. Os resultados desta fase do estudo confirmaram correspondência entre características estudadas com a natureza das áreas.
                                    [publisher] => Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
                                    [date] => 2015-09-03
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2136
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 289-290
                                            [1] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 289-290
                                            [2] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 289-290
                                            [3] => 1983-5213
                                            [4] => 10.26512/rici.v8.n2.2015
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2136/1892
                                            [1] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2136/6079
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2015 Tatiane Ferreira Vilarinho
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)