Array
(
    [responseDate] => 2025-01-13T21:51:19Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2087
                            [datestamp] => 2017-09-23T02:56:50Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => RICI:RTD
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadania
                                    [creator] => Tavares, Rosemeire Barbosa
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Alfabetização informacional;
                                            [1] => Brasil;
                                            [2] => Cidadania;
                                            [3] => Competência informacional;
                                            [4] => Comportamento informacional;
                                            [5] => Comunicação multidirecional e interativa;
                                            [6] => Estudo de usuários;
                                            [7] => Informação em comunidades;
                                            [8] => Letramento informacional;
                                            [9] => Necessidade de informação;
                                            [10] => Pesquisa
                                        )

                                    [description] => Esta pesquisa apresenta os resultados da investigação realizada na Candangolândia, Brasília, Brasil. A proposta da investigação foi demonstrar que uma investigação que utiliza a comunicação multidirecional e interativa, aplicando técnicas de pesquisa participatória, pode contribuir para desenvolver habilidades voltadas ao letramento informacional e atitudes voltadas para o trabalho colaborativo que, juntas, promovem o desenvolvimento de cidadania. A pesquisa aplica técnicas que, a partir da análise de um problema social identificado, possibilita às pessoas atuar colaborativamente para identificar suas necessidades de informação e, a seguir, apontar soluções de informação. Participatory Research and Action ”“ PRA é a metodologia escolhida. Foram adotadas diversas técnicas para coleta de dados, dispostas em dezoito atividades, ao longo de seis reuniões. Os resultados indicaram que é possível usar PRA para levantamento de necessidade de informação. Os participantes foram capazes de identificar, categorizar e classificar informações, além de acessar e usar essas informações para analisar o problema social selecionado e apontar soluções. A intervenção ajudou a desenvolver habilidades para solucionar problemas de forma colaborativa e ampliar a noção de cidadania
                                    [publisher] => Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
                                    [date] => 2015-09-03
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2087
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 260
                                            [1] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 260
                                            [2] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 260
                                            [3] => 1983-5213
                                            [4] => 10.26512/rici.v8.n2.2015
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2087/1844
                                            [1] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2087/6060
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)