Array
(
    [responseDate] => 2025-01-13T21:51:16Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2080
                            [datestamp] => 2019-08-27T12:02:07Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => RICI:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Uma análise da rede social de tutores de comunidade em estado de vulnerabilidade social, nos aspectos de comunicação e tecnologia da informação
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Medeiros Neto, Benedito
                                            [1] => Silva, Eliandra Isys Sandes
                                            [2] => Pantarotto, Marcella
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Análise de redes sociais;
                                            [1] => Inclusão digital;
                                            [2] => Literacias digitais;
                                            [3] => Mediação
                                            [4] => Inclusão social;
                                            [5] => Ciência da informação;
                                            [6] => Ciência da computação;
                                            [7] => Brasília;
                                            [8] => Brasil
                                        )

                                    [description] => A análise da rede social dos tutores universitários teve como objetivo identificar suas atribuições e relações como mediadores de aluno participantes de um curso de literacias, via dispositivos móveis, nas regiões administrativas de Itapoã e Paranoá, no Distrito Federal. A análise focou-se nos estudantes universitários, embora os demais atores da aprendizagem tenham sido considerados por fazer parte do mesmo ambiente de rede. A coleta de dados aconteceu de forma individualizada, avaliando os relacionamentos preponderantes e irrelevantes, e por fim a geração de grafos de atuação e influências. Utilizou-se métodos clássicos e heurísticos para aproximar-se da realidade da rede social, com uma análise dinâmica e com múltiplos tipos de relacionamentos. Nesse primeiro momento, a análise concentrou-se nas relações exercidas entre tutores e suas diversas formas de inclusão e literacias digitais em indivíduos com barreiras de acesso e cognitivos, com apoio de várias tecnologias. Os resultados mostram a frequência de comunicação estabelecida pelos tutores e cada um dos outros atores e, principalmente, em identificar uma diversidade de tecnologias e meios de comunicação usados. Observou-se que os tutores mantêm forte conexão entre si e entre as cinco categorias de atores: tutores universitários, líderes comunitários, professores, instrutores e alunos. A relação estabelecida entre tutores foi sempre forte, pois todos comunicam-se frequentemente, além de possuir responsabilidades bem definidas dentro do projeto de literacias digitais via dispositivos.
                                    [publisher] => Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
                                    [date] => 2015-09-03
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2080
                                            [1] => 10.26512/rici.v8.n2.2015.2080
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 212-243
                                            [1] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 212-243
                                            [2] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 212-243
                                            [3] => 1983-5213
                                            [4] => 10.26512/rici.v8.n2.2015
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2080/1839
                                )

                        )

                )

        )

)