Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T21:31:04Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1898
                            [datestamp] => 2019-07-17T02:55:31Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => RICI:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Linhares, Maria Conceição da Silva
                                            [1] => Linhares, Ronaldo Nunes
                                            [2] => Linhares, Juliana Silva
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => competências digitais
                                            [1] => internet
                                            [2] => práticas pedagógicas
                                            [3] => redes sociais
                                            [4] => ´competencias digitales
                                            [5] => internet
                                            [6] => prácticas pedagógicas
                                            [7] => redes sociales
                                            [8] => digital competencies
                                            [9] => internet
                                            [10] => pedagogical practices
                                            [11] => social networks
                                        )

                                    [description] => Este artigo analisa a contribuição das práticas pedagógicas com o uso das redes sociais e ferramentas da internet para a alfabetização informacional de alunos do ensino médio. A partir de autores como Gasque (2012), Cerveró (2007), Area (2006), Soares (2002) e Freire (1987), que ressaltam que saber usar a informação significa expressar-se com e a partir dela, numa abordagem criativa, de compreensão do que se lê, de articulação de palavras chaves, de conceitos e ideias a caminho da intertextualidade. Esse saber é valorativo na sociedade atual, adjetivada pelo aumento exponencial da informação, disponível em diversos formatos e linguagens através das tecnologias da informação e comunicação, dentre elas, a internet. A abordagem qualitativa na perspectiva da observação participante é a opção que melhor atende ao objeto desse estudo por considerar na sua análise, as relações entre os sujeitos e as mediações culturais, objetivadas pelos espaços e ferramentas da internet para acender a alfabetização informacional. Desenvolver práticas pedagógicas usando as redes sociais e ferramentas da internet para trabalhar a alfabetização informacional contribuem para uma vivência significativa com a informação.
                                    [publisher] => Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
                                    [date] => 2015-06-11
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1898
                                            [1] => 10.26512/rici.v8.n1.2015.1898
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 1 (2015); 54-66
                                            [1] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 1 (2015); 54-66
                                            [2] => Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 1 (2015); 54-66
                                            [3] => 1983-5213
                                            [4] => 10.26512/rici.v8.n1.2015
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1898/1674
                                )

                        )

                )

        )

)