Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:38:26Z
    [request] => https://revista.acbsc.org.br/racb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1598
                            [datestamp] => 2019-08-30T03:04:46Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => racb:RExp
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Biblioterapia com os gestores de uma Escola de Educação Básica de Chapecó (SC): relato de experiência
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Prado, Cristiane Aparecida Ramos do
                                            [1] => Madalena, Críchyna da Silva
                                        )

                                    [description] => Resumo: A vivência biblioterapêutica na escola e principalmente com os estudantes é importante, no entanto, também é preciso estender essa ação para os profissionais que atuam nesse ambiente. A biblioterapia com os gestores de uma instituição escolar tem a intenção de amenizar as aflições no ambiente de trabalho. Diante disso, o presente relato de experiência descreve uma sessão biblioterapêutica aplicada na gestão de uma escola de educação básica de Chapecó (SC).  Para a execução de tal atividade foram usadas técnicas de relaxamento, sons da natureza, leitura de poesia, leitura de história, diálogo e finalizou-se com entrega de lembrancinha. O objetivo geral constituiu na aplicação de atividade biblioterapêutica com o grupo de gestores da escola, e assim aliviar um pouco as tensões ocasionadas pelo cotidiano no trabalho. Dessa maneira, usou-se a metodologia incutida na ‘pesquisa-ação’, a qual consiste na participação ativa do pesquisador/aplicador de Biblioterapia, na qual, analisou-se as narrativas da direção sobre desafios enfrentados diariamente no ambiente escolar. Os resultados foram atingidos, pois as lágrimas derramadas demonstraram que principalmente a catarse durante o diálogo, que se efetivou. Considera-se que o resultado foi positivo, e os três elementos principais da biblioterapia: identificação, catarse e introspecção foram plenamente absorvidos durante toda a sessão.Palavras-chaves: Biblioterapia. Gestores escolares. Biblioterapia-Identificação. Biblioterapia-Catarse. Biblioterapia-Introspecção.
                                    [publisher] => Associação Catarinense de Bibliotecários
                                    [date] => 2019-08-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Artigo avaliado pelos Pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1598
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista ACB; v. 24 n. 2 (2019): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 450-455
                                            [1] => 1414-0594
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1598/pdf
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Revista ACB
                                )

                        )

                )

        )

)