Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:38:10Z
    [request] => https://revista.acbsc.org.br/racb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1567
                            [datestamp] => 2023-02-14T17:58:49Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => racb:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Biblioteca escolar e formação de leitores: relato de experiência de mediação de leitura em Libras para ouvintes
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Troller, Cristina
                                            [1] => Finatto, Marina Marostica
                                            [2] => Forgiarin, Rosemeri Hammes
                                        )

                                    [subject] => Mediação da leitura. Língua Brasileira de Sinais. Formação do Leitor. Biblioteca Escolar.
                                    [description] => O presente trabalho visa a compartilhar uma experiência bem-sucedida de mediação de leitura na biblioteca escolar com a Língua Brasileira de Sinais, realizada no Colégio Marista Santa Maria, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A mediação foi realizada pelas educadoras que atuam nesse espaço com turmas de 2º, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I, no intuito de contribuir para a formação de leitores críticos e que compreendam a leitura em suas múltiplas formas, além de apresentá-los à língua de sinais e facilitar a comunicação deles com uma auxiliar de biblioteca da escola que é surda. Partimos do proposto por Zilberman (1982) e Freire (1989), que compreendem a leitura de forma ampla, contemplando a leitura de mundo. Além disso, trazemos Dantas (2019) e Lois (2010), sobre mediação de leitura e a importância da leitura literária, além de Roca (2012) e Moraes et al (2015) sobre o papel desempenhado pela biblioteca escolar. Também corroboramos com a ideia defendida em Pereira e Bortolin (2016), que considera a Língua Brasileira de Sinais como uma importante forma de comunicação a uma grande parcela da população. Percebemos que houve uma mudança no comportamento dos estudantes e professores em relação à LIBRAS e à educadora surda que atua no espaço da biblioteca. Além disso, salientamos que a atividade demonstrou ser de grande valor para esta última, que se sentiu valorizada em seu ambiente de trabalho e apontamos para a necessidade de realização de mais ações similares à apresentada.
                                    [publisher] => Associação Catarinense de Bibliotecários
                                    [date] => 2019-12-27
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1567
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista ACB; v. 24 n. 3 (2019): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 580-588
                                            [1] => 1414-0594
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1567/pdf
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Revista ACB
                                )

                        )

                )

        )

)