Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:37:14Z
    [request] => https://revista.acbsc.org.br/racb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1430
                            [datestamp] => 2018-07-24T11:53:53Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => racb:RExp
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Projetos de planejamento e organização de bibliotecas como recursos pedagógicos na Educação a Distância
                                    [creator] => Silveira, João Paulo Borges da
                                    [subject] => Educação a distância. Processos de aprendizagem. Recursos pedagógicos. Biblioteconomia.
                                    [description] => O presente texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência utilizando-se de projetos de Aprendizado Baseado em Problemas enquanto Metodologia de Aprendizagem Ativa. O contexto do relato é o curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), pioneiro no Brasil na modalidade de Educação a Distância (EaD). Apresenta-se e discute-se a proposta de projetos de planejamento e organização de bibliotecas enquanto recurso pedagógico, utilizada na disciplina de Planejamento e Organização de Bibliotecas do referido curso. São utilizados como relatos as experiênciasreunidas a partir decinco ofertas da disciplina entre os anos de 2014 e 2017, totalizando 147 alunos matriculados e o desenvolvimento de 71 projetos ao todo, envolvendo diferentes tipologias de bibliotecas, com destaque para projetos de planejamento e organização de bibliotecas escolares, universitárias e públicas. Conclui-se que proposição de projetos como o relatado no texto é fundamental, pois estes podem se tornar recursos pedagógicos na EaD a partir de diferentes metodologias de aprendizagens ativas que, em especial nos cursos de Biblioteconomia, são importantes pois: aproximam discentes do cotidiano profissional; favorecem o contato com profissionais atuantes no mercado; tornam as disciplinas mais interessantes e diminuem a evasão; propiciam que as turmas interajam e se aproximem, uma vez que estas  se veem apenas nos encontros presenciais; proporcionam a reflexão dos discentes enquanto futuros bibliotecários(as), colocando-se no lugar de gestores de bibliotecas, compreendendo suas responsabilidades, competências e habilidades necessárias; e, contribuem com a autonomia dos discentes, tornando-os sujeitos ativos em seus processos de ensino e aprendizagem.
                                    [publisher] => Associação Catarinense de Bibliotecários
                                    [date] => 2018-07-24
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Artigo avaliado pelos Pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1430
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista ACB; v. 23 n. 2 (2018): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 289-306
                                            [1] => 1414-0594
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1430/pdf
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Revista ACB
                                )

                        )

                )

        )

)