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                                    [description] => Analisa os serviços de referência virtual disponíveis nos sites de seis bibliotecas universitárias federais brasileiras da região sul.  Identifica quais os tipos de serviços de referência e Mídias Sociais são oferecidos, diretamente, aos interagentes por meio dos sites. A pesquisa se caracteriza como exploratória descritiva, baseada em técnica de observação e aborda aspectos quantitativos e qualitativos dos serviços de referência e Mídias Sociais. Identificamos os sites das seis bibliotecas, desenvolvemos um checklist dos serviços de referência e das Mídias Sociais; após, descrevemos, quantitativamente, os dados e realizamos uma análise. Foi possível observar que o serviço que mais gerou aumento de incidências nos sites foi o ‘Catálogo on-line’ e a ‘Base de Dados’. Enquanto, entre as Mídias Sociais que mais tiveram incidências, destacaram-se o Twitter e o Facebook. Os resultados revelam quais os serviços de referência disponibilizados nos sites e percebeu-se que as bibliotecas estão aderindo às Mídias Sociais, como novo meio de comunicação com os interagentes. O trabalho contribui para identificar o desenvolvimento de pesquisas na área de serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias.
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