Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:41:17Z
    [request] => https://revista.ibict.br/liinc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/6627
                            [datestamp] => 2023-12-01T14:57:04Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => liinc:GUERRAS
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Experiences of quilombola students in library studies courses: the analysis of information and reading mediation activities
                                            [1] => Vivências de estudantes quilombolas dos cursos de Biblioteconomia: a análise das atividades mediadoras da informação e da leitura
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santos, Raquel do Rosário
                                            [1] => Rodrigues, Kátia de Oliveira
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Mediação da informação
                                            [1] => Mediação da leitura
                                            [2] => Comunidades quilombolas
                                            [3] => Discentes de Biblioteconomia-quilombolas
                                            [4] => Information Mediation
                                            [5] => Reading Mediation
                                            [6] => Quilombola Communities
                                            [7] => Quilombola Library Studies Students
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This study aims to highlight the experience of quilombola students of library studies courses regarding access to information and reading and according to a conception of the importance of mediation activities. A descriptive analysis was performed, and its method was based on field survey. Data were collected through an online questionnaire with Brazilian students enrolled in library studies courses in both face-to-face and distance learning. Data analyses followed a qualitative approach. This investigation has identified that all 17 participants in this study perceive mediation activities and libraries as significant aspects for the quilombola community. However, eight of them suggested that they did not have access to informational environments during middle and high school. The protagonist role of these students as future librarians and other mediator agents can favor performing information mediation and reading mediation activities that aim to expand access possibilities and appropriation of informational devices by members of quilombola communities. Thus, these activities could be a tool for enabling cultural protagonism and freedom of these peoples
                                            [1] => Este estudo teve como objetivo evidenciar a vivência de estudantes quilombolas dos cursos de Biblioteconomia quanto ao acesso à informação e ao ato de ler, segundo uma concepção da importância das atividades mediadoras. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como descritiva e teve como método o levantamento de campo. Os dados foram coletados através de questionário online junto aos discentes vinculados aos cursos de Biblioteconomia, nas modalidades presencial e à distância, no Brasil, e analisados a partir da abordagem qualitativa. A trajetória investigativa desta pesquisa conduziu à identificação de que a totalidade dos(as) participantes deste estudo, 17 discentes, tem a percepção quanto à importância das atividades de mediação e da biblioteca para comunidade quilombola, apesar de oito deles(as) indicarem que não tiveram acesso aos ambientes informacionais durante a formação nos ensinos fundamental e médio. Considera-se que a postura protagonista desses(as) discentes, como futuros(as) bibliotecários(as), e de demais agentes mediadores podem favorecer a realização de atividades de mediação da informação e mediação da leitura que tenham por objetivo ampliar as possibilidades de acesso e apropriação dos dispositivos informacionais por parte dos(as) integrantes das comunidades quilombolas, de modo a favorecer o alcance do protagonismo cultural e da liberdade desses povos
                                        )

                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2023-11-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6627
                                            [1] => 10.18617/liinc.v19i2.6627
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Liinc em Revista; Vol. 19 No. 2 (2023): Cultural Wars: Information, Politics and Symbolic Battles; e6627
                                            [1] => Liinc em Revista; Vol. 19 Núm. 2 (2023): Guerras culturais: informação, política e disputas simbólicas; e6627
                                            [2] => Liinc em Revista; v. 19 n. 2 (2023): Guerras culturais: informação, política e disputas simbólicas; e6627
                                            [3] => 1808-3536
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6627/6413
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Raquel do Rosário Santos, Kátia de Oliveira Rodrigues
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)