Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:35:12Z
    [request] => https://revista.ibict.br/fiinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/6792
                            [datestamp] => 2023-11-30T19:44:38Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => fiinf:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Educação para a democracia: uma articulação entre o agir comunicativo de Habermas e a pedagogia de Paulo Freire nos processos formativos em saúde
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Matielo, Etel
                                            [1] => Artmann, Elizabeth
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Agir comunicativo-pedagógico
                                            [1] => Comunicação
                                            [2] => Educação Popular
                                            [3] => saúde
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The concept of pedagogical-communicative action the relationship between communication and education, based on two important epistemic hypotheses: Jürgen Habermas’s theory of communicative action and Paulo Freire’s pedagogical bases (within the popular health education perspective). This essay intends to discuss how pedagogical-communicative action can contribute to insights on health training processes, based on these two authors’ convergent approaches, such as: communication/dialogue, interdisciplinarity, democracy, work and emancipation. The pedagogical action is based on social learnings supported by communicative rationality, in order to enable a dialogical, supportive and radically open culture to transformation processes based on social emancipation. In communicative action, which articulates all kinds of action (Teleological, Strategic, Normative, Expressive and Communicative), participants in an interaction seek consensus and understanding. Therefore, an internal relationship between praxis and rationality is established, elevating the normative content of mutual understanding-oriented action. Habermas and Freire develop communicative action proposals deeply interconnected, which is why there is a connection within the role of communication in human relationships and, consequently, in health. The pedagogical action in enhanced by the integration between the communicative action and elements of popular education. From this perspective, language begins to take on the functions of understanding and coordinating goal-oriented activities of the different subjects of action and of socialization itself. Therefore, the language expressed in speech or signs is a result of social action, which becomes capable of producing significant changes and interventions in health training processes through sharing.
                                            [1] => Denominamos agir comunicativo-pedagógico a relação entre comunicação e educação, fundamentada em dois importantes postulados epistêmicos, a teoria do agir comunicativo por Jürgen Habermas, e as bases pedagógicas de Paulo Freire (com o olhar da educação popular em saúde). Este ensaio tem como objetivo refletir como o agir comunicativo-pedagógico pode contribuir para a reflexão sobre processos de formação na área da saúde, pautada nas categorias convergentes destes dois autores como: comunicação/diálogo, interdisciplinaridade, democracia, trabalho e emancipação. O agir pedagógico fundamenta-se nas aprendizagens sociais apoiadas na racionalidade comunicativa, de forma a viabilizar uma cultura dialógica, solidária e radicalmente aberta aos processos de transformação pautados na emancipação social. No agir comunicativo, que articula todos os tipos de ação (Teleológica, Estratégica, Normativa e Comunicativa), os falantes vivenciam experiências que oportunizam consensos e entendimentos. Se estabelece uma relação interna entre práxis e racionalidade, elevando o conteúdo normativo da ação orientada para o entendimento recíproco. Habermas e Freire desenvolvem propostas de ações comunicativas que são profundamente interligadas, motivo pelo qual relaciona-se o papel da comunicação nas relações humanas e consequentemente na saúde. A integração do agir comunicativo com elementos da educação popular potencializa a ação pedagógica. Nessa perspectiva, a linguagem passa a assumir as funções de entendimento e coordenação das atividades orientadas por fins dos diferentes sujeitos da ação e o meio da própria socialização. Logo, a linguagem expressa na fala ou gestos constitui-se por resultados da ação social, que pelo compartilhamento torna-se capaz de produzir mudanças e intervenções significativas nos processos formativos em saúde.
                                        )

                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2023-11-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6792
                                            [1] => 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p296-313
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Logeion: Filosofia da Informação; Vol. 10 (2023): Edição Especial - Anais do XIX Colóquio Habermas e X Colóquio de Filosofia da Informação; 296-313
                                            [1] => Logeion: Filosofia da Informação; v. 10 (2023): Edição Especial - Anais do XIX Colóquio Habermas e X Colóquio de Filosofia da Informação; 296-313
                                            [2] => 2358-7806
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6792/6349
                                            [1] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6792/6350
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Logeion: Filosofia da Informação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)