Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 52
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 534
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Aspectos da plataformização educacional na educação básica brasileira: a “Escola do Cansaço” na era do Big Data@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => We live in the unfolding of what Manuel Castells (2005) named Network Society, whose core are Information Technologies (TIs). He indicated the key features of the new scenario that he diagnosed, namely, technologies that act on information itself and that also introduced the logic of networks; that promote technological convergence and therefore, a highly integrated system of technical apparatuses; and that sharply penetrate the different social processes and spheres. Since then, we have witnessed great and rapid technological leaps as well as the consolidation of transformations in the organizational and institutional economic-political dynamics and in the construction of human and non-human lives on the planet. These changes have reached not only informal modes of learning, but also formal education. The aim of this article is to discuss current aspects of the use of digital platforms in education present in Brazilian basic education, with reference to the teaching of Philosophy in High School. To this end, we will reflect on the platformization of education, business model present in the current phase of capitalism and that uses the platforms supported by AI, and also the constant extraction of data from those who transit through the Information Highway of cyberspace; about what we name as School of Fatigue, in dialogue with the concept of Burnout Society developed by Byung Chul Han; and on some implications arising that are already present in the administration of teaching work, in teaching practice and teaching-learning relations.@en
                    [1] => Vivemos nos desdobramentos daquilo que Manuel Castells (2005) nomeou de Sociedade em Rede, em cujo cerne estão as Tecnologias de Informação (TIs). Ele indicou as características-chave do novo cenário que diagnosticou, a saber, são tecnologias que agem sobre a própria informação e que também introduziram a lógica das redes; que promovem a convergência tecnológica e, por conseguinte, um sistema altamente integrado de aparatos técnicos; e que acentuadamente penetram pelos diferentes processos e âmbitos sociais. De lá para cá testemunhamos grandes e rápidos saltos tecnológicos bem como o adensamento das transformações na dinâmica econômico-política organizacional e institucional e na construção das vidas humanas e não-humanas no planeta. Essas mudanças alcançaram não apenas modos informais de aprendizagem, mas também a educação formal. O objetivo desse artigo é discutir aspectos atuais da plataformização educacional presentes na educação básica brasileira, tendo como referência o ensino de Filosofia no Ensino Médio. Para tanto será desenvolvida reflexão sobre a plataformização educacional, fenômeno que diz respeito ao modelo de negócios presente na atual fase do capitalismo e que utiliza as plataformas sustentadas pela IA e também a constante extração de dados de quem transita pelas infovias do ciberespaço; sobre o que nomeamos como Escola do Cansaço, em diálogo com o conceito de Sociedade do Cansaço desenvolvido por Byung Chul Han; e sobre algumas implicações decorrentes que já se fazem presentes na administração do trabalho docente, na realização do trabalho docente e nas relações de ensino-aprendizagem.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Valéria Cristina Lopes Wilke
                    [1] => Marcelo Santos Feijó
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Teaching philosophy@en
                    [1] => Platformization of education@en
                    [2] => Cibereducation@en
                    [3] => School of fatigue@en
                    [4] => Network pedagogy.@en
                    [5] => Ensino de filosofia@pt
                    [6] => Plataformismo educacional.@pt
                    [7] => Cibereducação@pt
                    [8] => Escola do cansaço@pt
                    [9] => Pedagogia em rede@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 10
                    [nr] => 
                    [year] => 2023
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2023-11-30
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6780
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6780/6367
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6780/6368
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => by-nc-sa/4.0
                )

        )

)