Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 52
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 534
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => ANALYSIS OF ACADEMIC PRODUCTION ON ACTION-RESEARCH IN THE INTERFACE WITH CONTINUING EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF SCHOOL INCLUSION: : A DIALOGUE FROM THE ARGUMENTATION CIRCLES@en
                    [1] => Análise da produção acadêmica sobre pesquisa-ação na interface com a formação continuada na perspectiva da inclusão escolar: um diálogo a partir dos círculos argumentativos@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => The present article aims to analyze eight master´s dissertations from Grufopees/CNPq-Ufes produced between 2018-2021, discussing their different levels and technical, methodological, epistemological and philosophical assumptions.It is based on qualitative, bibliographical research, based on the epistemological analysis of knowledge. It takes the assumptions of Jürgen Habermas´ Theory of Communicative Action, seeking to dialogue with productions in search of consensus about the knowledge produced. Its participants are the authors-researchers of the dissertations, considering the “Epistemological Matrix” for the production, organization and categorization of the data. Data analysis is based on “Argumentative Circles”, which are constituted through discourse expressed by explicit arguments in the “speech acts” of the subjects, which “de-problematize” on the discursive level regarding the action/practice, seeking to identify the relationships established between researcher and participants, the constitution of the research problem, the research processes, the understanding of reality and the intentions for change. There is evidence of a strong performance by the group in transformation processes inherent to the theoretical-methodological perspective of collaborative-critical action-research, conceived in the development of continuing education processes from the perspective of school inclusion and policies for training in municipalities in Espírito Santo. The perspective of the discourse expressed in the commitment to communicatively undertake a space of speech with the subjects of the context to express opinions can be noted through two channels of discourse, in the theoretical discourse, in which experiences and claims to truth are thematized, and the practical discourse, in which thematizes and evaluates whether a certain norm of action can be substantiated.@en
                    [1] => O presente artigo tem por objetivo analisar oito dissertações de mestrado do Grufopees/CNPq-Ufes produzidas entre anos de 2018-2021, dialogando com seus diferentes níveis e pressupostos técnicos, metodológicos, epistemológicos e filosóficos. Apoia-se na pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, fundamentada na análise epistemológica do conhecimento. Toma os pressupostos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, buscando dialogar com as produções em busca de consensos acerca do conhecimento produzido. Tem como participantes os autores-pesquisadores das dissertações, considerando para a produção, organização e categorização dos dados a “Matriz Epistemológica”. A análise de dados se fundamenta nos “Círculos Argumentativos”, que se constituem pela via do discurso expresso pelos argumentos explícitos nos “atos de fala” dos sujeitos, que “desproblematizam” no plano discursivo a respeito da ação/prática, buscando identificar as relações estabelecidas entre pesquisador e participantes, a constituição do problema de pesquisa, os processos de pesquisa, a compreensão da realidade e as intenções de mudança. Evidencia-se uma forte atuação do grupo em processos de transformação inerentes à perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-ação colaborativo-crítica, concebidas na elaboração de processos de formação continuada na perspectiva da inclusão escolar e de políticas para a formação em municípios capixabas. Nota-se a perspectiva do discurso expressa na aposta em empreender comunicativamente com os sujeitos de contexto um espaço de fala para expor opiniões por duas vias do discurso, tanto o discurso teórico, no qual as experiências e pretensões de verdade são tematizadas, quanto o discurso prático, no qual se tematiza e avalia se determinada norma de ação pode ser fundamentada.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Bárbara Rebecca Baumgartem França
                    [1] => Mariangela Lima de Almeida
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Action-research@en
                    [1] => Continuing education from the school inclusion perspective@en
                    [2] => Epistemological analysis@en
                    [3] => Pesquisa-ação@pt
                    [4] => Formação continuada na perspectiva inclusão escolar@pt
                    [5] => Análise epistemológica@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 10
                    [nr] => 
                    [year] => 2023
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2023-11-30
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p228-249
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6765
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6765/6343
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6765/6344
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => by-nc-sa/4.0
                )

        )

)