Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:33:57Z
    [request] => https://revista.ibict.br/fiinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/6192
                            [datestamp] => 2023-04-27T12:23:28Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => fiinf:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => The habermasian theory in a training movement carried out during the covid-19 pandemi: the mediating functions in focus
                                            [1] => A teoria habermasiana em um movimento formativo realizado durante a pandemia de covid-19 : as funções mediadoras em foco
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Fernandes, Letícia Soares
                                            [1] => Prederigo, Allana Ladislau
                                            [2] => Almeida, Mariangela Lima de
                                        )

                                    [subject] => As funções mediadoras de Habermas. Gestores públicos de educação. Formação continuada. Pandemia de Covid-19.
                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Considering the importance of continuing education processes for education professionals, the objective is to analyze a training movement of Special Education Managers in 2020, during the Covid-19 pandemic, through the mediating functions of the theory and practice relationship, sustained in the theoretical framework of Habermas and the authors Carr and Kemmis. A qualitative documental analysis of the Study-Reflection Group: Special Education Management as a formative process is carried out. The study-reflection groups are based on action-research and constitute self-reflective groups. The performance of the functions is identified through the training actions organized and implemented in a cyclical movement during the analyzed period, in addition, the
data point to positive gains when it comes to the self-reflective development and the emancipation of the subjects involved, the mediating functions of the theory and practice relationship. The identification of mediating functions constitutes an important means of investigating the conditions that make it possible to generate knowledge that is valuable for educational networks. The need to discuss, think and invest in critical formations is defended as a way to break paradigms established in the midst of an instrumental rationality.
                                            [1] => Considerando a importância dos processos de formação continuada de profissionais da educação, objetiva-se analisar um movimento formativo de Gestores de Educação Especial no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19, por meio das funções mediadoras da relação teoria e prática, sustentada no referencial teórico de Habermas e os autores Carr e Kemmis. Realiza-se uma análise documental de cunho qualitativo do Grupo de Estudo-Reflexão: Gestão de Educação Especial enquanto processo formativo. Os grupos de estudo-reflexão estão alicerçados na pesquisa-ação e se constituem como grupos autorreflexivos. Identifica-se a realização das funções por meio das ações formativas organizadas e implementadas em um movimento cíclico durante o período analisado, além disso, os dados apontam ganhos positivos quando se trata do desenvolvimento autorreflexivo e a emancipação dos sujeitos envolvidos foram vivenciadas as funções mediadoras da relação teoria e prática. A identificação das funções mediadoras se constitui como importante meio de averiguação das condições que tornam possíveis a geração de conhecimentos que sejam valorosos para as redes de ensino. Defende-se a necessidade de discutir, pensar e investir em formações críticas como forma de romper paradigmas instituídos no bojo de uma racionalidade instrumental.
                                        )

                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2022-12-15
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6192
                                            [1] => 10.21728/logeion.2022v9nesp.p496-510
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Logeion: Filosofia da Informação; Vol. 9 (2022): Edição Especial - Anais do XVIII Colóquio Habermas e IX Colóquio de Filosofia da Informação; 496-510
                                            [1] => Logeion: Filosofia da Informação; v. 9 (2022): Edição Especial - Anais do XVIII Colóquio Habermas e IX Colóquio de Filosofia da Informação; 496-510
                                            [2] => 2358-7806
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6192/5764
                                            [1] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6192/5765
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Logeion: Filosofia da Informação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)