Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:32:07Z
    [request] => https://revista.ibict.br/fiinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/1490
                            [datestamp] => 2023-04-27T12:22:37Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => fiinf:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Maravilhoso informacional: crítica da filosofia da informação sob uma reflexão hermenêutica entre Medievo e Modernidade
                                    [creator] => Saldanha, Gustavo Silva
                                    [description] => O objetivo deste estudo é discutir as questões inerentes aos conceitos de informação e conhecimento a partir de uma epistemologia histórica. A análise a partir de um olhar comparado entre os séculos XIII e XX contribui para o esclarecimento crítico da elaboração de tais conceitos e seu uso. Ambos os períodos refletem momentos de profundas transformações sociais orientadas no estatuto epistemológico das instituições de ensino e de pesquisa. Propomos como metodologia um estudo hermenêutico das noções de informação e conhecimento, junto de complexidade e maravilhoso, nos períodos mencionados. Nosso campo empírico posiciona-se em torno de dois indícios da formação discursiva: uma filosofia do conhecimento na Idade Média, explicitada nas práticas das primeiras universidades que florescem no século XII, e uma filosofia da informação, que se desenvolve na atualidade na epistemologia da Ciência da Informação. O estudo permite um olhar crítico sobre certas classificações consagradas, como a Idade Média como período sombrio ao conhecer e apenas fundamentado na noção de acesso ao conhecimento pela narrativa, e a pós-modernidade como etapa histórica promotora do conhecer, dependente tão somente da informação objetiva para a apreensão dos saberes.
                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2014-08-07
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/1490
                                            [1] => 10.21728/logeion.2014v1n1.p20-42
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Logeion: Filosofia da Informação; Vol. 1 No. 1 (2014); 20-42
                                            [1] => Logeion: Filosofia da Informação; v. 1 n. 1 (2014); 20-42
                                            [2] => 2358-7806
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/1490/1668
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Logeion: Filosofia da Informação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)