Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:12:56Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufmg.br:article/17484
                            [datestamp] => 2023-04-10T15:57:38Z
                            [setSpec] => moci:GT+4
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Leitura de professores e práticas pedagógicas no ensino superior
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Rodrigues, Cecília de Jesus
                                            [1] => Teixeira, Rosana Neves
                                            [2] => Ferreira, Maria Mary
                                        )

                                    [description] => Aborda o processo de construção do conhecimento levando ao estudo dos fundamentos epistemológicos das ciências e teorias que embasam o conhecimento científico para compreendermos as linhas de pensamento norteadoras das práticas pedagógicas de ensino. A pesquisa analisa o Projeto Político Pedagógico do curso de Biblioteconomia, com o objetivo de reunir disciplinas que possibilitem a reflexão entre informação, sociedade e cidadania. Nesta perspectiva, inicialmente levantamos e analisamos escritos (livros, artigos, programas de disciplinas, e o projeto político pedagógico do curso e textos acadêmicos especializados) que trazem informações relevantes na área epistemológica e biblioteconômica. Posteriormente será feito a aplicação de questionários e entrevistas com os docentes do curso de Biblioteconomia. Identificar o nível de conhecimento dos docentes do Departamento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão acerca dos paradigmas que embasam seus processos de ensino-aprendizagem, ou seja, o que lêem para construir suas metodologias de ensino, conforme as necessidades de seus alunos e saber como o atual currículo amplia a dimensão social do curso ao público alvo articulado com as ações pedagógicas dos profissionais de Biblioteconomia. Estão sendo analisadas, as seguintes disciplinas: História do Livro e das Bibliotecas, Análise Temática da Informação, Representação Descritiva, Gestão de Bibliotecas Públicas e Escolares, Serviços de Bibliotecas Especializadas e Universitárias, que reúnem um conjunto de informações indispensáveis para compreender as mudanças que estão sendo efetivadas no Curso.

Palavras-chave: Epistemologia. Biblioteconomia. Maranhão.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
                                    [date] => 2014-05-14
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Artigo avaliado pelos Pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17484
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
                                            [1] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
                                            [2] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
                                            [3] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
                                            [4] => 2237-6658
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17484/14267
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
                                )

                        )

                )

        )

)