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                                            [1] => BRASILIDADE, INDIGENISMO E IDENTIDADE VISUAL: CAPAS E FOLHAS DE GUARDA COMO MARCA DE PROVENIÊNCIA NO ITAMARATY (1920 – 1930)
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                                            [0] => This article aims to understand, by studying the elements that make up the bindings and endleaves used by Itamaraty as marks of possession and provenance and analyze them through an institutional effort to consolidate an institutional image and its position as differentiated place compared to other organs of the federal administration. We identified that archival and bibliographical collections were bound with the new cover and front page with indigenous motifs proposed by Correia Dias. Emblems and notations were engraved on the covers and the front page was gilded. It can be concluded that administrative needs, such as the need to standardize formats and the basic characteristics of documentation, were understood within the broader process of reformulating Itamaraty itself and ended up gaining nuances that went far beyond their immediate need. The adoption of national material elements and the stylistic patterns used by Correia Dias ended up creating a brand of provenance for the agency's documents. They conveyed an idea of Brazilianness and, at the same time, led to the valorization of the Ministry of External Relations as a brand. A brand with its own visual identity that expressed a very characteristic organizational image.
                                            [1] => Busca-se entender neste artigo, por meio da análise dos elementos que compõem as encadernações e folhas de guarda aplicadas pelo Itamaraty, seu uso enquanto marcas de posse e proveniência e examiná-las como um esforço institucional de consolidar uma imagem institucional e posicioná-lo em um lugar diferenciado frente aos demais órgãos da administração pública federal. Identificou-se que os acervos arquivísticos e bibliográficos foram encadernados contendo a nova capa e folha de guarda com motivos indígenas propostos por Correia Dias. Emblemas e notações foram gravados nas capas e a douração no corte dianteiro. Conclui-se que as necessidades administrativas, como a de padronizar os formatos e as características básicas dos suportes documentais, se entendidas dentro do processo mais amplo de reformulação do próprio Itamaraty, acabaram ganhando nuances que vão muito além de sua necessidade imediata. A adoção dos elementos materiais nacionais e os padrões estilísticos utilizados por Correia Dias acabaram criando uma marca de proveniência dos documentos do órgão. Eles remetiam a uma ideia de brasilidade, ao mesmo tempo que levaram à valorização do Ministério das Relações Exteriores como uma marca. Uma marca com uma identidade visual própria e que expressava uma imagem organizacional bastante característica.
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