Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 55
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 492
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => PANORAMA DOS SISTEMAS E MODELOS CONTEMPORÂNEOS  DE AVALIAÇÃO DE LIVROS ACADÊMICOS@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Situado no contexto da comunicação científica e da avaliação da produção acadêmica, o presente estudo propõe mapear e descrever os sistemas e modelos contemporâneos de avaliação de livros acadêmicos. Ao longo da pesquisa constatou-se que a avaliação da qualidade e do impacto dos livros encontra-se em situação ainda incipiente face à avaliação de artigos e periódicos científicos. No entanto, observaram-se alguns esforços no sentido de construir metodologias específicas para avaliar os livros produzidos no âmbito acadêmico. A fase inicial do estudo foi dedicada à identificação e ao mapeamento de plataformas, sistemas, aplicativos e outras iniciativas correntes, por meio de pesquisa documental de natureza exploratória durante a qual foram consultados especialistas, sistemas governamentais, ferramentas de busca, grupos de pesquisa, além da mineração e do exame de referências localizadas em documentos que remetiam a métodos de avaliação de livros. O exame desses documentos e de artigos publicados sobre o tema ensejou a elaboração de uma matriz de coleta de dados utilizada para organizar os sistemas e modelos identificados de acordo com um grupo de variáveis: tipologia da avaliação, técnicas utilizadas para reunir informações sobre as obras, produto gerado e tipo de impacto mensurado. Os resultados evidenciaram a existência de 24 modelos e sistemas de avaliação, a maioria envolvendo iniciativas comerciais, e outros resultantes de projetos de cientistas e grupos de pesquisa e de modelos institucionais e governamentais cujo principal interesse reside na avaliação da atividade científica de países e regiões. Embora apresentem variações nos indicadores aferidos e nos métodos de avaliação, a maioria (71%) dos modelos se dedica essencialmente a avaliar indiretamente a qualidade e o impacto dos livros acadêmicos, tendência que dificulta a observação de outros aspectos característicos dos livros, que envolvem indicadores de natureza multidimensional, como os socioculturais.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Cláudio França
                    [1] => Nanci Oddone
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Livros acadêmicos@pt
                    [1] => Avaliação da produção científica@pt
                    [2] => Indicadores de desempenho e impacto@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 14
                    [nr] => 1
                    [year] => 2020
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2021-03-03
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/43524
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/43524/24235
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => Copyright (c) 2021 PontodeAcesso
                        )

                )

        )

)