Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:08:52Z
    [request] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/43524
                            [datestamp] => 2021-03-03T21:04:53Z
                            [setSpec] => revistaici:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => PANORAMA DOS SISTEMAS E MODELOS CONTEMPORÂNEOS  DE AVALIAÇÃO DE LIVROS ACADÊMICOS
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => França, Cláudio
                                            [1] => Oddone, Nanci
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Livros acadêmicos
                                            [1] => Avaliação da produção científica
                                            [2] => Indicadores de desempenho e impacto
                                        )

                                    [description] => Situado no contexto da comunicação científica e da avaliação da produção acadêmica, o presente estudo propõe mapear e descrever os sistemas e modelos contemporâneos de avaliação de livros acadêmicos. Ao longo da pesquisa constatou-se que a avaliação da qualidade e do impacto dos livros encontra-se em situação ainda incipiente face à avaliação de artigos e periódicos científicos. No entanto, observaram-se alguns esforços no sentido de construir metodologias específicas para avaliar os livros produzidos no âmbito acadêmico. A fase inicial do estudo foi dedicada à identificação e ao mapeamento de plataformas, sistemas, aplicativos e outras iniciativas correntes, por meio de pesquisa documental de natureza exploratória durante a qual foram consultados especialistas, sistemas governamentais, ferramentas de busca, grupos de pesquisa, além da mineração e do exame de referências localizadas em documentos que remetiam a métodos de avaliação de livros. O exame desses documentos e de artigos publicados sobre o tema ensejou a elaboração de uma matriz de coleta de dados utilizada para organizar os sistemas e modelos identificados de acordo com um grupo de variáveis: tipologia da avaliação, técnicas utilizadas para reunir informações sobre as obras, produto gerado e tipo de impacto mensurado. Os resultados evidenciaram a existência de 24 modelos e sistemas de avaliação, a maioria envolvendo iniciativas comerciais, e outros resultantes de projetos de cientistas e grupos de pesquisa e de modelos institucionais e governamentais cujo principal interesse reside na avaliação da atividade científica de países e regiões. Embora apresentem variações nos indicadores aferidos e nos métodos de avaliação, a maioria (71%) dos modelos se dedica essencialmente a avaliar indiretamente a qualidade e o impacto dos livros acadêmicos, tendência que dificulta a observação de outros aspectos característicos dos livros, que envolvem indicadores de natureza multidimensional, como os socioculturais.
                                    [publisher] => Universidade Federal da Bahia
                                    [date] => 2021-03-03
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/43524
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => PontodeAcesso; v. 14 n. 1 (2020); 57-82
                                            [1] => 1981-6766
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/43524/24235
                                    [rights] => Copyright (c) 2021 PontodeAcesso
                                )

                        )

                )

        )

)