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                                    [title] => USO DO KAHOOT E DE ESTRATÉGIA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: relato de experiência da aplicação do peer instruction como metodologia de ensino
                                    [creator] => Cavaignac, Selma
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                                    [description] => O objetivo do presente artigo é relatar aplicação de uma metodologia ativa de ensino, em específico o método Peer Instruction, com uso da plataforma Kahoot e estratégia didática de gamificação. O Kahoot foi utilizado para inserir um recurso tecnológico interativo que se apropria de elementos dos jogos, buscando engajar os alunos na aprendizagem. A experiência foi desenvolvida em uma turma de 1º período, de um curso de Jornalismo, em uma universidade de São Luís – Maranhão, durante o primeiro semestre de 2019. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. A pesquisa foi aplicada para 35 alunos da disciplina de Processos e Técnicas de Jornalismo. Ao final, foi aplicado um questionário eletrônico da Microsoft Forms, com perguntas abertas e fechadas. Concluiu-se que o método Peer Instruction, criado há mais de 20 anos, pode ser aplicado com o uso de recursos e estratégias de aprendizagem diversificadas, que dinamizem a construção do conhecimento e estejam em sintonia com o atual contexto de transformação da educação. A participação ativa dos alunos em sala de aula, aliada aos depoimentos positivos em relação ao método adotado, mostram que é possível modificar a dinâmica de sala aula utilizando as novas tecnologias e ferramentas de comunicação para reelaborar os métodos de ensino, aumentando a interação e a motivação dos alunos.
                                    [publisher] => Universidade Federal da Bahia
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