Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:08:37Z
    [request] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/35222
                            [datestamp] => 2020-03-22T07:55:58Z
                            [setSpec] => revistaici:ASC
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => MEYRIAT, FOSKETT E A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Jesus, Joselito Manuel de
                                            [1] => Alves, Fernanda Maria Melo
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Documento
                                            [1] => Documentação
                                            [2] => Competência em Informação.
                                        )

                                    [description] => O trabalho efetua uma revisão das contribuições teóricas de Jean Meyriat, que concebe e enfatiza a atuação do usuário da informação no sistema técnico social da informação, concebendo o documento numa perspectiva dialética, interativa e dinâmica, e de Foskett sobre os sistemas formais de comunicação do conhecimento, nas quais o usuário tem papel preponderante. A formação deste usuário proposto por Meyriat exige uma perspectiva pedagógica também interacionista quese associaao conceito de competência em informação,entendida de modo geral, como a capacidade de reconhecer quando a informação é necessária, ter a capacidade de localizar, avaliar e utilizar eficazmente a informação e preservá-la para reutilização futura, conceito proposto pela American Library Association e pela UNESCO, através de uma abordagem epistemológica e pedagógica de caráter interacionista e crítica. A partir desta triangulação aborda criticamente a perspectiva pedagógica do aprender a aprender naquilo que ela tem de redução do sujeito usuário da informação ao individualismo competitivo e hierarquizante, o que favorece o encrudescimento da exclusão que contraria os próprios princípios norteadores da Competência em Informação e dos conceitos de Documento e Documentação. Propõe a concepção pedagógica numa perspectiva emancipatória, fazendo avançar o ensino e a aprendizagem na direção democrática de um usuário solidário que ativa o documento utilizando suas capacidades cognitivas plenamente.
                                    [publisher] => Universidade Federal da Bahia
                                    [date] => 2020-03-17
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35222
                                            [1] => 10.9771/rpa.v13i3.35222
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => PontodeAcesso; v. 13 n. 3 (2019); 115-127
                                            [1] => 1981-6766
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35222/20741
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2020 PontodeAcesso
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)