Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:07:26Z
    [request] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20928
                            [datestamp] => 2017-07-19T13:15:11Z
                            [setSpec] => revistaici:AI
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A paisagem pitoresca e o daguerreótipo no pensamento geográfico de Alexander Von Humboldt
                                    [creator] => Flores, Teresa Mendes
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Pintura de paisagem
                                            [1] => pitoresco
                                            [2] => Geografia física
                                            [3] => Panoramas
                                            [4] => Daguerreótipo
                                        )

                                    [description] => Este artigo apresenta a discussão crítica do explorador Alexander Von Humboldt quanto ao papel cognitivo das imagens na constituição da moderna Geografia Física. Fá-lo a partir da análise compreensiva de alguns textos seminais deste cientista, bem como de fontes indiretas. O daguerreótipo, a forma fotográfica sobre a qual Humboldt foi convidado a pronunciar-se como especialista da Academia das Ciências francesa, assegurava a vantagem da automatização e do rigor descritivo, mas à custa de introduzir uma profusão de detalhes considerados perturbadores da visão da “massa do Todo”, o fenómeno que Humboldt procurou constituir como objeto de uma nova geografia naturalista, no contexto do pensamento romântico alemão. O nosso objetivo neste artigo é sublinhar a complexidade de discursividades com que se teceu a introdução da fotografia na atividade científica, com reflexos na receção cultural mais geral.
                                    [publisher] => Universidade Federal da Bahia
                                    [date] => 2016-07-19
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/20928
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => PontodeAcesso; v. 10 n. 3 (2016): FOTOGRAFIA: TEMPOS E EPISTEMOLOGIAS; 4-20
                                            [1] => 1981-6766
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/20928/13939
                                    [rights] => Copyright (c) 2017 PontodeAcesso
                                )

                        )

                )

        )

)