Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:06:40Z
    [request] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12350
                            [datestamp] => 2015-08-11T12:01:57Z
                            [setSpec] => revistaici:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => OFERTA FORMATIVA EM CIÊNCIAS DE INFORMAÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO APLICADO AOS PAÍSES LUSÓFONOS
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => M. L. Lubisco, Nídia
                                            [1] => Alves, Fernanda Maria Melo
                                        )

                                    [subject] => Formação profissional. Ciência da Informação. Países lusófonos
                                    [description] => Apresenta-se o estado atual da formação em Ciência da Informação nos oito países de língua portuguesa, o que permitirá aferir paradigmas de atuação num momento de mudança, decorrente da emergência da Sociedade do Conhecimento e da Aprendizagem. O artigo é resultado parcial de uma investigação em curso sobre as necessidades dos profissionais de informação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa sobre alfabetização/literacia de informação. São também identificadas algumas barreiras ao cabal desempenho dos profissionais, nomeadamente a insuficiência de formação formal e não formal em alguns dos países analisados, em especial os africanos lusófonos e o Timor Leste. O estudo se apoia na experiência docente e profissional das autoras e parte de levantamento da literatura especializada e das webs das instituições educativas e profissionais. Os resultados apresentam o estado atual da oferta formativa, marcado pela heterogeneidade quanto à designação, nível e quantitativo, modelos e currícula dos cursos disponíveis. O melhor conhecimento da situação vigente contribui para definir estratégias e promover a colaboração pedagógica e científica entre as instituições educativas e documentais dos países do espaço lusófono.
                                    [publisher] => Universidade Federal da Bahia
                                    [date] => 2015-04-09
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/12350
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => PontodeAcesso; v. 9 n. 1 (2015); 21-51
                                            [1] => 1981-6766
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/12350/9627
                                )

                        )

                )

        )

)