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                                    [title] => LETRAMENTO INFORMACIONAL E CURRÍCULO
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                                    [description] => O letramento informacional refere-se ao processo de aprendizagem necessário para desenvolver a capacidade de buscar e usar a informação. A implantação de programas de letramento informacional (LI) na Educação Básica requer identificação dos conteúdos de aprendizagem de LI mais relevantes, bem como compreensão da estrutura do currículo escolar.  Para tanto, o artigo apresenta revisão abrangendo evolução histórica de  LI e noções sobre os conteúdos de aprendizagem. Em seguida, apresenta características dos principais modelos de elaboração curricular. Os modelos mais tradicionais centram-se nas disciplinas,  áreas do conhecimento e núcleo comum, e os modelos inovadores centram-se no aprendiz, na integração curricular, na visão humanística e no processo de desenvolvimento curricular. Adicionalmente, apresenta o modelo de currículo vigente nas escolas públicas do Brasil. Conclui que a partir da revisão é possível pesquisar os principais modelos curriculares no Brasil e as possibilidades para tornar efetiva a aprendizagem dos conteúdos de LI. Por fim, enfatiza a necessidade de investir em pesquisas que relacionem LI e o currículo
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