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                                    [description] => O texto apresenta reflexão sobre o processo de formação acadêmica e sobre os assim chamados “novos papéis” de profissionais que ingressam na área atualmente classificada no CNPq como Ciência da Informação, notadamente na subárea da Arquivologia. Em oposição à concepção empirista, operacional, técnica, que caracteriza a Arquivologia, e aos conflitos de fronteira existentes entre as diferentes ciências, sugere o pensamento dialético e a abordagem materialista histórica como caminho de compreensão e transformação do ensino, da profissão e da ação científica. Aborda a interdisciplinaridade como práxis pedagógica articuladora da unidade entre as disciplinas. Explicita a atual matriz curricular do curso de Arquivologia do ICI-UFBA. Alerta para a inconseqüência do estabelecimento automático de relação entre profissão e ciência, e conclui destacando um novo viés, humanista, que entende a incerteza como experiência natural da humanidade na construção de significados e, portanto, como lugar de criação, não como elemento a ser reduzido ou eliminado.

Palavras-chave: Arquivologia; Dialética; Interdisciplinaridade; Humanismo; Incerteza.
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