Array
(
    [responseDate] => 2025-01-13T21:49:53Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34044
                            [datestamp] => 2020-12-09T03:45:50Z
                            [setSpec] => rca:RP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Educação corporativa e diversidade por orientação sexual:  desafios e possibilidades no ambiente de trabalho
                                    [creator] => Pompeu, Samira Loreto Edilberto
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Gestão de pessoas
                                            [1] => Educação corporativa
                                            [2] => Treinamento
                                            [3] => Diversidade
                                            [4] => Orientação sexual
                                        )

                                    [description] => O objetivo desta pesquisa foi de identificar e analisar de que forma o tema da diversidade por orientação sexual está presente nas ações de educação corporativa de uma empresa, mais especificamente quais seriam os desafios e possibilidades de se abordar esta questão neste contexto. Para tanto, foi realizado um estudo de caso (EISENHARDT, 1989; YIN, 2010), entrevistando trabalhadores de uma empresa que aborda a questão da diversidade sexual. As entrevistas foram transcritas e analisadas segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Foram encontradas como possibilidades: aberturas pontuais para abordar a diversidade; educação pelo exemplo e liderança; propostas e iniciativas de melhoria da homofobia por conta de esforços individuais. Como desafios: a existência de treinamentos técnicos em detrimento dos reflexivos e as barreiras para aprovação do curso de diversidade; a ausência do curso de formação para todos os níveis; a falta de eficácia do treinamento por conta da presença da homofobia na empresa. O artigo proporciona tanto uma contribuição teórica, no sentido de ajudar a preencher uma lacuna no contexto nacional dos estudos de diversidade e educação corporativa, quanto prática, ao apresentar exemplos de outros contextos (MICKENS, 1994; BUTTON, 2001; DAY e GREENE, 2008), bem como e ao problematizar a prática da empresa aqui estudada.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2020-12-09
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                            [2] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/34044
                                            [1] => 10.47681/rca.v5i2.34044
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; Vol 5, No 2, Jul-Dez (2020); 204-232
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v5i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/34044/21694
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/34044/21703
                                            [2] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/34044/21712
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Revista Conhecimento em Ação
                                )

                        )

                )

        )

)