Array
(
    [responseDate] => 2024-01-20T13:57:13Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30981
                            [datestamp] => 2019-12-23T17:57:02Z
                            [setSpec] => rca:RP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A Biblioteca Pública como ambiente de aprendizagem: casos de makerspaces, learning commons e co-working
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Moyses, Manoela Ferraz
                                            [1] => Mont'Alvão, Claudia Renata
                                            [2] => Zattar, Marianna
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblioteca pública
                                            [1] => Ambiente de aprendizagem
                                            [2] => Makerspaces
                                            [3] => Learning commons
                                            [4] => Espaço de co-working
                                        )

                                    [description] => O presente artigo tem como objetivo apresentar a biblioteca pública diante das tendências interativas e colaborativas no processo de aprendizagem. Contextualiza a educação e a influência das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino- aprendizagem. Aborda a importância do espaço físico no processo de aprendizagem. Trata a educação não formal e como os espaços não educacionais colaboram com a educação formal. Define a biblioteca pública e apresenta as suas missões relacionadas com informação, alfabetização, educação e cultura, proclamadas no Manifesto sobre a biblioteca pública, publicado pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e pela UNESCO, em 1994. Aponta os espaços inovadores em bibliotecas, como os makerspaces, os learning commons e os espaços de coworking, que tornam a biblioteca mais ativa, colaborativa, criativa e inovadora, o que difere dos modelos tradicionais, que enfatizam o consumo de conhecimento. Foi estruturado a partir de uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Conclui que as inovações no espaço as tornam mais acolhedoras e atrativas para a comunidade que servem, sendo não apenas vista não como ambiente de aprendizagem, mas também como centro de socialização e de convivência.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2019-12-23
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/30981
                                            [1] => 10.47681/rca.v4i2.30981
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; Vol 4, No 2, Jul-Dez (2019); 4-22
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v4i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/30981/17719
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento em Ação
                                )

                        )

                )

        )

)