Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:03:30Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30201
                            [datestamp] => 2019-12-23T17:57:02Z
                            [setSpec] => rca:RP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O papel da Biblioteca e do Bibliotecário na Educação a Distância: caso na Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Silva, Gesiele Farias da
                                            [1] => Gallotti, Monica Marques Carvalho
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblioteca Universitária – Polo de apoio presencial
                                            [1] => Educação a Distância
                                            [2] => Atuação do bibliotecário.
                                        )

                                    [description] => ResumoA Educação a Distância (EAD) surgiu com vistas a permitir o acesso ao ensino removendo-se as barreiras geográficas que impediam o encontro da aprendizagem, qualificação profissional e desenvolvimento social. Se reveste em uma política pública institucional e governamental. Neste contexto, a biblioteca enquanto instituição com o objetivo de apoiar o processo de busca, disseminação da informação e construção do conhecimento tem uma função preponderante. Em razão disso, essa pesquisa objetiva refletir sobre o papel da biblioteca e do bibliotecário no apoio a modalidade de EAD por meio de um estudo de caso a fim de, especificamente, discutir suas vantagens, limitações, seus marcos regulatórios e boas práticas neste campo. Utiliza como metodologia a revisão de literatura, pesquisa documental de caráter exploratório-descritivo abordagem qualitativa bem como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado aos bibliotecários que atuam no referido Instituto. Como resultado, identifica-se que a biblioteca tem um papel fundamental no acesso à informação e apoio a aprendizagem. Verificou-se a necessidade de produtos e serviços direcionados especificamente aos usuários de EAD, que possuem perfil distintos dos usuários presenciais. Faz-se necessário a aplicação, sobretudo de tecnologias e ferramentas digitais apropriadas que favoreçam a criação de produtos customizados atrair, fidelizar e atender às necessidades de informação específicas desta a comunidade Conclui apontando sugestões de boas práticas, destacando a importância de estudos futuro neste campo. ResumoA Educação a Distância (EAD) surgiu com vistas a permitir o acesso ao ensino removendo-se as barreiras geográficas que impediam o encontro da aprendizagem, qualificação profissional e desenvolvimento social. Se reveste em uma política pública institucional e governamental. Neste contexto, a biblioteca enquanto instituição com o objetivo de apoiar o processo de busca, disseminação da informação e construção do conhecimento tem uma função preponderante. Em razão disso, essa pesquisa objetiva refletir sobre o papel da biblioteca e do bibliotecário no apoio a modalidade de EAD por meio de um estudo de caso a fim de, especificamente, discutir suas vantagens, limitações, seus marcos regulatórios e boas práticas neste campo. Utiliza como metodologia a revisão de literatura, pesquisa documental de caráter exploratório-descritivo abordagem qualitativa bem como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado aos bibliotecários que atuam no referido Instituto. Como resultado, identifica-se que a biblioteca tem um papel fundamental no acesso à informação e apoio a aprendizagem. Verificou-se a necessidade de produtos e serviços direcionados especificamente aos usuários de EAD, que possuem perfil distintos dos usuários presenciais. Faz-se necessário a aplicação, sobretudo de tecnologias e ferramentas digitais apropriadas que favoreçam a criação de produtos customizados atrair, fidelizar e atender às necessidades de informação específicas desta a comunidade Conclui apontando sugestões de boas práticas, destacando a importância de estudos futuro neste campo. 
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2019-12-23
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/30201
                                            [1] => 10.47681/rca.v4i2.30201
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; Vol 4, No 2, Jul-Dez (2019); 89-110
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v4i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/30201/17723
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento em Ação
                                )

                        )

                )

        )

)