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                                            [0] => Given the practices of corporate social responsibility (CSR) and corporate social irresponsibility (ISC), this study sought to understand the perceptions of stakeholders about these activities. The bibliographical survey was conducted by bibliometric analysis in the Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Web of Science, ScienceDirect, Scopus® and Spell databases in order to obtain works related to the theme. The results indicated 10 articles that met the established objectives and denote the importance of perceptions about the companies' socially responsible or irresponsible actions. It is concluded that the perception of SSI has greater strength and external reactions than the positive perceptions of CSR. This study also helps to demonstrate the importance of investigating CSR from a different level of analysis.
                                            [1] => Esse estudo tem como objetivo, compreender as percepções dos stakeholders sobre as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e Irresponsabilidade Social Corporativa (ISC). Para isso foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Web of Science, ScienceDirect, Scopus® e Spell a fim de obter trabalhos relacionados à temática. Os resultados indicaram 10 artigos que atenderam aos objetivos estabelecidos e denotam a importância das percepções acerca das ações socialmente responsáveis ou irresponsáveis das empresas. Conclui-se que, a percepção de ISC, tem maior força e reações externas do que as percepções positivas de RSC. Foi evidenciada a relação entre RSC, autenticidade e imagem corporativa, possibilitada pela percepção positiva dos stakeholders. Por outro lado, a ISC tem potencial para prejudicar a reputação organizacional, visto que partes interessadas estão, cada vez mais, atentas aos impactos que a organização exerce na sociedade. Além disso, as ações de RSC devem ser orientadas ao atendimento das necessidades dos indivíduos e/ou comunidades, ao passo que podem ser percebidas como ilegítimas ou com descrédito pelos diversos stakeholders.  Este estudo também contribui para demonstrar a importância de investigar a RSC sob um nível diferente de análise, ou seja, a irresponsabilidade social corporativa.
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