Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:02:20Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/49490
                            [datestamp] => 2020-08-25T17:52:42Z
                            [setSpec] => pgc:PESQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE E PERCEPÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santos, Michelle Cardoso Machado dos
                                            [1] => Ortiz, Adriana Yanina 
                                            [2] => Yaegashi, Solange Franci Raimundo 
                                            [3] => Urpia, Arthur Gualberto Barcelar da Cruz 
                                            [4] => Macuch, Regiane da Silva 
                                        )

                                    [description] => A Universidade é tida como uma organização que produz conhecimento científico e que atualmente precisa organizar suas ações para a produção e gestão do conhecimento no sentido de sua própria sobrevivência e cumprimento da missão de formar novos profissionais. O docente é um personagem central neste processo, visto que suas funções estão diretamente relacionadas com a produção e disseminação do conhecimento, além do desenvolvimento de pessoas. Entretanto, a função docente também é fortemente influenciada pelas mudanças sociais e econômicas do mundo globalizado. Assim, este estudo visa compreender como a percepção da própria saúde pode afetar o processo de gestão do trabalho docente de um grupo de docentes de ensino superior. Para este fim foram aplicados questionários à 80 docentes do ensino superior de uma instituição privada, com questões sobre aspectos socioeconômicos e profissionais, além da versão curta do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida- SF-36. Os dados obtidos indicam que a saúde influencia na gestão do trabalho pedagógico, em especial sobre produção científica e inovação de metodologias em sala de aula. Desta forma, conclui-se que os processos de gestão do conhecimento podem auxiliar na melhoria das condições de saúde docente e, consequentemente, na gestão do seu trabalho.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2020-08-25
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/49490
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 10, n. 2 (2020); 143-158
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/49490/31152
                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)