Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:02:11Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/48324
                            [datestamp] => 2022-12-29T00:32:24Z
                            [setSpec] => pgc:PESQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Instrumentos tecnológicos para capacitação na gestão de risco de desastres
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Ribeiro, Jefferson
                                            [1] => Vieira, Rafaela
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => TIC
                                            [1] => Ferramentas educacionais
                                            [2] => Geração de conhecimento
                                        )

                                    [description] => O objetivo desta pesquisa é identificar ao nível nacional e internacional, tecnologias da informação e comunicação que contribuam para que a educação ambiental auxilie na formação em gestão de risco de desastres. Para atingir este objetivo foi realizado pesquisa quali-quantitativa englobando estudos de 2007 até 2017. Com a análise dos artigos selecionados, desenvolveu-se um quadro síntese sobre as ferramentas tecnológicas, representando sua aplicabilidade e averiguando suas contribuições perante as práticas educativas. Com estes dados é possível observar o emprego de ambientes virtuais, blogs, vídeos educativos, simulações, realidade virtual e virtual aumentada para abordar a temática dos desastres. Apesar de comprovada a existência de diferentes ferramentas para capacitação, no aspecto da replicação, cabe destacar que na maioria dos estudos, há falta de informações básicas sobre as ferramentas impossibilitam o emprego das tecnologias da informação e comunicação nos contextos educacionais.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2022-12-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                            [3] => Pesquisa Histórica; Revisão de Literatura
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/48324
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 12 n. 3 (2022); 144-164
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/48324/36734
                                    [rights] => Copyright (c) 2022 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)