Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:01:55Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/43356
                            [datestamp] => 2019-10-22T18:39:50Z
                            [setSpec] => pgc:PESQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => DA LIBERDADE À “GAIOLA DE CRISTAL”: SOBRE O PRODUTIVISMO ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Andrade, Juliana de Souza
                                            [1] => Cassundé, Fernanda Roda
                                            [2] => Barbosa, Milka Alves Correira
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Gerencialismo
                                            [1] => Pós-Graduação
                                            [2] => Produtivismo Acadêmico
                                            [3] => Universidade Pública
                                        )

                                    [description] => O estudo tem como objetivo compreender o impacto do produtivismo acadêmico na atividade desenvolvida pelos docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de uma universidade federal. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, através do estudo de caso interpretativo básico. Como fontes de coleta de dados foram utilizadas a pesquisa documental e as entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis professores que atuavam nas modalidades acadêmica e profissional, simultaneamente. Os resultados foram tratados por meio da análise de conteúdo, com suporte do ATLAS.ti. A pesquisa de campo revela que o produtivismo cerceia a liberdade produtivo-criativa e o desejo dos atores que compõem a universidade, além de promover intensificação das atividades e precarização do trabalho, contribuindo para o surgimento de sentimentos negativos e vivências de sofrimento no trabalho, que podem evoluir para sintomas físicos e psicoemocionais que afetam a saúde desses profissionais.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2019-04-22
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/43356
                                            [1] => 10.21714/2236-417X2019v9n1
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 9 n. 1 (2019); 169-197
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/43356/22445
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)