Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:01:48Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/42292
                            [datestamp] => 2019-10-22T18:40:40Z
                            [setSpec] => pgc:PESQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => TRANSFORMAÇÕES CONCEITUAIS DE COMUNIDADES DE PRÁTICA: DA APRENDIZAGEM SITUADA À GESTÃO ORGANIZACIONAL
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Wilbert, Julieta Kaoru Watanabe
                                            [1] => Dandolini, Gertrudes Aparecida
                                            [2] => Steil, Andrea Valéria
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => CoP
                                            [1] => Comunidade de prática
                                            [2] => Definição de CoP
                                            [3] => Gestão do Conhecimento
                                        )

                                    [description] => Comunidades de prática (CoPs) têm sido alvo de pesquisas na área de gestão do conhecimento. Entretanto, a definição de “comunidade de prática” apresenta polissemias. Para compreender o que é CoP, este artigo identifica interpretações acerca dessa expressão a partir de revisão sistemática. Concluiu-se que o conceito de CoP  se alterou com o passar do tempo para se adequar aos diversos contextos em que elas encontraram aplicabilidade. Assim, aspectos antes não considerados, como a criação de CoPs pela organização, passaram a ser aceitos. Dessa forma, a partir de um conceito analítico da área da aprendizagem situada, o grande ponto de inflexão conceitual de CoPs foi a sua transformação para um conceito instrumental, onde se descobriu a utilidade do conceito para a aplicação na prática. Os resultados desta pesquisa mostraram que, não obstante as transformações conceituais, há elementos centrais que permanecem intrínsecos ao conceito de CoP, em suas várias abordagens: existência de um domínio como núcleo de atração de pessoas, voluntariedade na adesão, informalidade no funcionamento, existência de empreendimento conjunto, engajamento mútuo e repertório compartilhado.  Este artigo traz, adicionalmente, uma síntese da transformação do conceito de CoP relatada por Wenger-Trayner, que junto com Lave (1991) definiu Comunidade de Prática no contexto da academia. O estudo contribui para a compreensão do processo de transformação do entendimento de CoPs ao longo do tempo, e mostra que conceitos são passíveis de adaptações contextuais e temporais.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2018-10-31
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                            [3] => Revisão de Literatura
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/42292
                                            [1] => 10.21714/2236-417X2018v8nEsp.
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 8, Número Especial (2018): Evolução da Gestão na Era do Conhecimento; 102-117
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/42292/21127
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)