Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:01:47Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/42243
                            [datestamp] => 2019-10-22T18:40:40Z
                            [setSpec] => pgc:PESQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => ABORDAGENS DA LIDERANÇA NAS FASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE EVOLUTIVA
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Krause, Micheline Guerreiro
                                            [1] => Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
                                            [2] => Dandolini, Gertrudes Aparecida
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Gestão do Conhecimento
                                            [1] => Abordagens da Liderança
                                            [2] => Cultura Organizacional
                                            [3] => Revisão Narrativa.
                                        )

                                    [description] => A liderança é um dos pilares da gestão do conhecimento, sendo ao mesmo tempo produtora e produto da cultura organizacional. O objetivo deste estudo é estabelecer relações entre a evolução das abordagens da liderança com as fases históricas da gestão do conhecimento (GC), considerando a alteração gradativa da cultura organizacional. O procedimento metodológico foi o de revisão narrativa da literatura, com coleta não sistemática dos dados em fontes físicas e em bases indexadoras digitais. As análises foram conduzidas pela questão de pesquisa proposta. Os resultados revelam alinhamento entre as abordagens de liderança e as fases de gestão do conhecimento. Na fase de GC caracterizada como da comunicação, a principal abordagem de liderança evidenciava a espetacularização dos líderes, com exploração de estereótipos, imagem e traços dos grandes homens. Na fase de informatização, as abordagens de liderança evoluíram para o enfoque nas habilidades, nos comportamentos, nos estilos, na definição de caminho-objetivo, contingências, treinamentos, orientação para as tarefas, relacionamentos e participação na vida organizacional. Na fase da virtualização, que preconizava a necessidade de significativas mudanças culturais, as abordagens evidenciavam a liderança transformacional, a motivação humana, o empoderamento, desenvolvimento dos colaboradores, estabelecimento de trocas e conexões, autoconhecimento e espiritualidade no ambiente de trabalho. Na fase de personalização, as abordagens evidenciavam a liderança complexa, as competências complementares, o processo dinâmico e emergente, o enfoque em comunicação, criatividade, aprendizagem, integração e harmonização das diferentes perspectivas, em um processo de customização da própria liderança.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2018-10-31
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                            [3] => Revisão de Literatura
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/42243
                                            [1] => 10.21714/2236-417X2018v8nEsp.
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 8, Número Especial (2018): Evolução da Gestão na Era do Conhecimento; 39-54
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/42243/21123
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)