Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:01:38Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/40399
                            [datestamp] => 2020-08-25T17:52:42Z
                            [setSpec] => pgc:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => GESTÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO NO CONTEXTO MIDDLE-UP-DOWN DA GESTÃO ESTRATÉGICA
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Lengler, Fernando Ramos
                                            [1] => Ilha, Amanda Santos
                                            [2] => Lavarda, Rosalia Aldraci Barbosa
                                        )

                                    [description] => Com o objetivo de compreender como se relacionam o conhecimento tácito e o processo integrador de formação da estratégia, este trabalho apresenta algumas reflexões decorrentes das mudanças nas organizações com foco na utilização da gestão estratégica middle-up-down, frente às condições dos ambientes internos e externos. É sabido que o conceito de estratégia e a gestão possuem diferentes correntes teóricas e não possuem um único direcionamento. Neste sentido, considerando-se a gestão do conhecimento e a implementação da estratégia propõe-se um ensaio teórico apresentando uma análise reflexiva sobre o processo de formação da estratégia middle-up-down, a partir das perspectivas de estratégias emergentes e deliberadas. Como principais reflexões, o ensaio destaca a constante influência das ações dos níveis intermediários das organizações e a troca de conhecimento organizacional pelos colaboradores de todos os níveis organizacionais na formação da estratégia. Destaca-se como contribuição deste estudo o indicativo para que as pesquisas realizadas dentro desta perspectiva aprofundem as teorias das ciências sociais contribuindo para a construção teórica do campo. Assim, a relação apresentada entre a gestão do conhecimento tácito (vivência organizacional) e o processo de formação da estratégia contribui para suscitar pesquisas que aprofundem o estudo das relações organizacionais e o que ocorre no dia a dia como algo de valor significativo para os estudos sobre estratégia.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2020-08-25
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/40399
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 10, n. 2 (2020); 3-21
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/40399/31145
                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)