Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:01:19Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/34366
                            [datestamp] => 2020-04-27T16:35:41Z
                            [setSpec] => pgc:EXP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => PERSPECTIVAS DE PESQUISA SOBRE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA ANTECIPATIVA E COLETIVA (IEAc) POR MEIO DA ANÁLISE DE SENTIMENTO:  UM CENÁRIO DIDÁTICO DE USO
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Machado, Guilherme Bertoni
                                            [1] => Kraemer, Rodrigo
                                            [2] => Dandolini, Gertrudes Aparecida
                                            [3] => Souza, João Artur de
                                            [4] => Todesco, José Leomar
                                        )

                                    [description] => Estrategicamente as empresas devem estar em constante capacidade de adaptação, ou seja, atentas aos movimentos externos em relação a eventos futuros. Portanto, há a necessidade da exploração de sinais fracos, através da detecção, interpretação e uso desses sinais para antecipação. O objetivo deste relato de experiência é apresentar perspectivas de pesquisa sobre Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) por meio da Análise de Sentimento. Dentro deste contexto, e seguindo o método pesquisa-ação, foi proposto e implementado através da ferramenta Node-RED da IBM, um cenário didático de uso da análise de sentimento. O experimento consistiu no monitoramento de posts no Twitter sobre um determinado assunto indexado através de uma hashtag. Caso o post fosse analisado pelo algoritmo de análise de sentimento como negativo, um e-mail é enviado para um determinado usuário para que este faça a gestão/tomada de decisão sobre o assunto. Este cenário de uso foi aplicado para a demonstração desta técnica de Advanced Analytics com o intuito de trazer uma forma inovadora para a IEAc.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2020-04-27
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/34366
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 10, n. 1 (2020); 152-164
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/34366/30065
                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)