Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:01:18Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/33789
                            [datestamp] => 2019-10-22T18:40:18Z
                            [setSpec] => pgc:PESQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => GESTÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEXTOS JORNALÍTICOS
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Neves, Maria Lúcia Corrêa
                                            [1] => Marcon, Gabriela Almeida
                                            [2] => Trzeciak, Dorzeli Salete
                                            [3] => Neves, Elpídio Ribeiro
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Gestão do Conhecimento
                                            [1] => Vantagem Competitiva
                                            [2] => Estratégia
                                            [3] => Gestão da Informação
                                            [4] => Publicidade
                                            [5] => Mídia e Conhecimento
                                        )

                                    [description] => As publicações não acadêmicas, dentre elas as jornalísticas, comparadas aos artigos acadêmicos, apresentam maior capacidade de influenciar o cotidiano empresarial, sobretudo, em função da utilização de linguagem didática e acesso aos empresários, podendo interferir na receptividade aos modelos organizacionais. Nessa direção, o objetivo desse estudo é investigar a abordagem de textos jornalísticos dirigidos ao público empresarial, acerca das iniciativas de adoção de gestão do conhecimento no Brasil. Para tanto, é realizada pesquisa documental direcionada para a base eletrônica Exame.com, site que reúne o conteúdo das principais revistas brasileiras direcionadas ao público empresarial. O conjunto de documentos identificados é sintetizado em duas categorias de abordagem: (a) gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva; e (b) gestão do conhecimento como práticas associadas a um dos três pilares (dimensão humana, tecnológica ou processos). Os resultados mostram que a abordagem de gestão do conhecimento, nos textos jornalísticos: (1) inicialmente, é coerente com a abordagem dos textos científicos, apresentando gestão do conhecimento, frequentemente, como abordagem estratégica e o conhecimento como fonte de vantagem competitiva; (2) gradativamente, passa a abordar a gestão  do conhecimento como um conjunto de práticas relacionado à dimensão humana ou tecnológica; (3) tende a enfatizar a dimensão humana, tratando, algumas vezes, a gestão do conhecimento como processo de gestão de pessoas; (4) é crítica em relação à efetividade dos modelos e “modismos” gerenciais; (5) oferece contribuição reduzida para o conhecimento sobre processos, eficiência operacional e diálogo entre gestão do conhecimento e inovação; (6) menciona nos textos, produção acadêmica internacional. Como estudos futuros, recomenda-se a ampliação desta pesquisa, investigando outras fontes não acadêmicas ou outros atores sociais.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2018-12-26
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                            [3] => Revisão de Literatura
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/33789
                                            [1] => 10.21714/2236-417X2018v8n3
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 8 n. 3 (2018); 228-242
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/33789/21775
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)